Cleber Barbosa

Navegando


O Navio Doca Multipropósito Bahia atracou nesta quarta-feira, 11, no porto da Companhia Docas de Santana (CDSA) para cumprir missão da Operação Amapá, que coordena as ações das Forças Armadas no apoio ao estado, que sofre as conseqüências da explosão e do incêndio do gerador de energia TR1.

 

Nova pesquisa

Saiu uma nova pesquisa do Ibope em Macapá. Considerando-se apenas os votos válidos, Josiel tem 26%; Patrícia Ferraz, 18%; Dr. Furlan, 17%; Capi, 13%; Guaracy tem 8%; Cirilo Fernandes, 7%; Paulo Lemos, 5%; Haroldo Iram, 2%; Professor Marcos, 2%; Gianfranco, 1%. Esse levantamento foi feito entre os dias 9 e 11 de novembro, portanto considera o cenário local em dias do apagão elétrico do estado.

 

Consequências

Como efeito direto desse período, a liderança de Josiel nas pesquisas embora permaneça com números um pouco menores, mostra que a atuação do irmão famoso, Davi, no combate ao apagão pode ter sido considerada, apesar do desgaste de quem detém mandato, claro. Outra baixa foi do clã Capiberibe, perdendo três posições na corrida pela PMM.

 

Descartes

Vale explicar que o percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato pode levar a disputa já no domingo, portanto considerado eleito já no 1º turno, se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

 

Rejeição


A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes: Capi (PSB): 53%; Josiel (DEM): 36%; Patrícia Ferraz (Podemos): 26%; Guaracy (PSL): 22%; Professor Marcos (PT): 17%; Paulo Lemos (Psol): 16%; Cirilo Fernandes (PRTB): 15%; Dr. Furlan (Cidadania): 13%; Gianfranco (PSTU): 13%; Haroldo Iram (PTC): 11%; Poderiam votar em todos: 1%; Não sabem: 6%.

 

Fator agravante


Sábado é Dia Mundial do Diabetes, um alerta também sobre o impacto da pandemia na vida de 16 milhões de pacientes. De acordo com a International Diabetes Federation, são 578 milhões de pessoas.

 

Rapidinhas

SAÚDE – Mesmo diante da situação adversa dos últimos dias, Macapá continua com o atendimento das unidades vocacionadas para atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na capital. As UBS’s Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Covid Santa Inês funcionam 24 horas por meio de geradores.

DOENTES – Os atendimentos incluem acolhimento, avaliação médica, exame de sorologia, testes rápidos, dispensação de medicamentos, entre outros. As unidades estão com corpo técnico e médico presente para atender a população com casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

ABASTECIMENTO – A captação e distribuição de água do Sistema Central de Macapá já operava com a capacidade máxima desde o fim de semana. O sistema já operava com 60% de produtividade, e a pressurização dos pontos mais distantes da rede aconteceu durante a madrugada do domingo, 8.

TORNEIRA – A Caesa ativou sistemas isolados dos Conjuntos Macapaba 1 e 2, e funcionará 24h com alimentação dos geradores de energia providenciados pelo Governo do Amapá. No Macapaba 1, a distribuição de água iniciará na manhã do domingo, já no Macapaba 2, os moradores começaram a receber água.