Cleber Barbosa

Outubro Rosa


Aspecto da cerimônia de abertura ontem (01) da programação do Outubro Rosa no Instituto do Câncer Joel Magalhães, que recebeu um bom público, com todos os cuidados sanitários, claro. Muita ação solidária e atendimentos diversos em prevenção da doença, o maior mote da atuação do Ijoma.

 

Posição

Prefeito Dr. Furlan teria batido no peito e assumido ser da “quota pessoal” ter bancado a escolha de Joeva dos Reis Silva, como primeira mulher a comandar a Guarda Municipal de Macapá. “Tenho a certeza de que exercerá com profissionalismo e dedicação, sua marca registrada ao longo desses anos de trabalho”, escreveu o prefeito em uma rede social.

 

Mulher

O problema social global denominado “Pobreza Menstrual” também é real no Amapá. Marilia Góes (PDT) solicitou ao Governo do Estado a efetivação de uma Política de Estado para promoção da dignidade menstrual, e pede a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide nos absorventes higiênicos.

 

Na conta

A Prefeitura de Macapá, confirma o pagamento da segunda parcela do cartão Auxílio Alimentação nesta sexta-feira (1), para o grupo de empreendedores que foram cadastrados pelo formulário eletrônico, famílias residentes no distrito do Bailique e ainda mototaxistas, taxistas e auxiliares que fizeram a revisão cadastral.

 

Capacitação


O Governo do Amapá enviou uma equipe de servidores para a cidade de Belem/PA, para realizarem uma capacitação sobre cultivo inicial de cacau e nesta sexta-feira, 1º, ocorreu o encerramento do curso, que foi ministrado pela Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA). São 20 técnicos e extensionistas da SDR e do Rurap, que estiveram participando do treinamento de 100 horas/aula.

 

Música reciclada


Escola Mário Quirino ensina música para estudantes utilizando materiais recicláveis. A oficina Batukelata tem o objetivo desenvolver a interdisciplinaridade entre música e meio ambiente.

 

AS ÚLTIMAS

VACINAS – Vigilância em Saúde começou a distribuição de 47.959 doses de imunizantes contra a covid- 19 para os municípios nesta quinta-feira, 30. A operação iniciou pelas cidades de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari que, por questões logíticas, receberam as vacinas por via aérea ainda pela manhã.
Os outros 13 municípios receberão os imunizantes, por via terrestre, na próxima sexta-feira, 1º. As doses são das vacinas Pfizer e AstraZeneca. Elas se destinam à segunda dose da população a partir de 18 anos; aos adolescentes com e sem comorbidades; e terceira dose para idosos acima de 70 anos – os dois últimos públicos devem ser imunizados com a Pfizer.

EDUCAÇÃO – Jovem de 18 a 23 anos, o SENAI Amapá preparou um edital com três cursos gratuitos direcionados a você. São 72 vagas distribuídas nas opções de qualificação profissional em Padeiro e Confeiteiro, Mecânico de Automóveis Leves e Mecânico de Máquinas Industriais. Para garantir a formação, o interessado precisa cumprir as regras exigidas em edital e acessar, no período de 4 a 7 de outubro, o site www.ap.senai.br – área Matricule-se para preencher os dados cadastrais. As aulas vão acontecer na Unidade Macapá.
A seleção é composta por duas etapas: apresentação pessoal de 30 segundos no formato de pitch e entrevista individual.