Cleber Barbosa

Painel de controle


Sensor que monitora qualidade do ar está em funcionamento no Portal do MP-AP. O aparelho está instalado no prédio do Complexo Cidadão da Zona Norte e mede em tempo real a poluição atmosférica, em boa hora devido os focos de queimadas que estão se intensificando em toda a região da Amazônia.

 

Anti-estresse

As clínicas de estética e os espaços de terapia natural, onde atuam massoterapêutas, estão reabrindo e recebendo uma clientela ampliada, de gente que viveu o drama humano dessa pandemia. Massagem relaxante, drenagem linfática são as dicas para voltar ao equilíbrio.
Os orientais é que sabem das coisas, com os tratamentos milenares da reflexologia.

 

No trânsito

Vencer os desvios criados para as obras viárias em Macapá virou um exercício de paciência para os motoristas. Primeiro porque as vias alternativas são bem mais estreitas que os corredores do tráfego em reforma, logo, são inevitáveis os congestionamentos.
Mas é nessa hora que o condutor prudente se diferencia do outro, o imprudente.

 

No passado

Aliás, estamos em plena semana nacional do trânsito, e os motoristas mais estressados de hoje certamente foram levados nos anos 70 e 80 para a praça onde hoje é o Teatro das Bacabeiras para as maquetes de cidades onde as palestras eram dadas a estudantes.
É bom não esquecer aquelas valiosas dicas que eram repassadas pelos especialistas.

 

Haja chuva


O promotor de Justiça Marcelo Moreira, que é titular da pasta do meio ambiente, disse à coluna que as mudanças no tempo, que os mais antigos estão reparando, tem sim explicação científica. É mais uma do “La Ninã” no Pacífico com efeitos para a Amazônia.
E com possibilidades de elevação do nível dos rios, com riscos de alagamentos em cidades ribeirinhas na região Norte.

 

Soluções logísticas


O potencial de escoamento da safra abrirá painéis do Norte Export. Especialistas estarão reunidos a partir do dia 28 em Macapá para discutir características e soluções para demandas da região.

 

Rapidinhas

ECONOMIA – O presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino, participou da Live de quarta-feira do nosso Blog. “Preços&Supermercados” foi o tema da entrevista, após votação dos internautas em enquete.

PESQUISA – Em linhas gerais, o empresário disse que é sim reflexo da pandemia, uma conjuntura de alta no preço de insumos para a indústria, qua são repassados para o verejo.

PRECIFICAÇÃO – Fica então a velha e boa dica para o consumidor, de pesquisar, atentar para o preço unitário. Um exemplo são as bandeijas de queijo fatiado. Veja o preço do quilo e não o preço da pesagem, entende?

IBRAM – O Instituto Brasileiro de Mineração e o Ministério de Minas e Energia buscam promover novos instrumentos de captação de recursos financeiros para projetos minerais no Brasil, via mercado de capitais.

EVENTO – Anote aí. Eles estão anunciando a realização em conjunto do seminário gratuito “Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais”, que acontece no dia 29 de setembro, de 09h às 13h.

MINERAÇÃO – A Polícia Federal realizou operação de combate a garimpo ilegal na região de Munduruku, ao longo da cabeceira do rio Kabitutu, ali no Pará. O objetivo era reprimir a prática ilegal de garimpo no Rio Boia e afluentes.