Cleber Barbosa

Paralisação


A mineradora Great Panther voltou a suspender a extração de minério da cava Urucum Centro-Sul (UCS) da mina de ouro Tucano, em Pedra Branca do Amapari. A companhia afirmou que, diante da paralisação, está revisando o plano de mina para acelerar a produção de outras áreas, incluindo uma mina subterrânea.

 

Debate

O programa Café com Notícia, da Diário FM, reuniu especialistas para debater mineração. Geógrafo Marlus Carvalho, ex-Greenpeace, Ministério do Planejamento e UNESCO; Edinaldo Nunes Filho, Historiador e Arqueólogo; Consultor Bruno Cei, perito ambiental, mestre em desenvolvimento econômico; e o também economista e advogado Paulo Melém.

 

Contribuição

Em uma hora e meia o grupo debateu com Ana Girlene e este colunista fatos históricos ligados à mineração no Amapá, como também alguma projeção sobre o futuro deste setor. Uma das conclusões é de que esse tema deverá pautar qualquer plataforma de candidatos a ser o governador do Amapá nos próximos quatro ou oito anos. Mais em CleberBarbosa.Net.

 

Falta pessoal

Quem também falou foi o chefe local da Agência Nacional de Mineração (ANM), Ari dos Santos, sobre as limitações do órgão. Isso no mesmo dia que a dirigente nacional, Debora Puccini, disse que a fiscalização e consequente a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) estão prejudicadas por falta de pessoal.

 

História


Os registros oficiais dão conta de que em 20 março de 1953, o governo federal, através do Decreto nº 32.451, aprovou e regulamentou a concessão à INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MINÉRIOS S/A (ICOMI), sem ônus à União para construir e operar uma estrada de ferro industrial destinada principalmente ao transporte de manganês de Serra do Navio até ao Porto de Santana.

 

Torneio esportivo


O 1º Torneio Esportivo Interno SESI e SENAI no fim de semana teve ação de integração faz parte das atividades do projeto Viver Bem, promovido pela Coordenação de Recursos Humanos (CRH) das instituições.

 

AS ÚLTIMAS

RÁDIO – O programa Conexão Brasília, da Diário FM, foi convidado para um cafe online com Carola Matarazzo, do Movimento Bem Maior, fundado pelos empresários Elie Horn, Rubens Menin, Eugênio Mattar, Bia Vidigal entre outros). Ela topou participar de um bate papo informal como diretora executiva do movimento, a fim de que conheça de perto a instituição, o trabalho que estão realizando, as parcerias que firmaram com projetos de grande impacto social transformadores, voltados à educação e empreendedorismo, como por exemplo: a fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Gerando Falcões, Parceiros da Educação, Todos pela Educação entre outros. Será sábado às 8 horas da manhã.

CULTURA – A ascensão de um jovem escritor da periferia ao mercado editorial brasileiro e a supervalorização na construção da imagem do artista são os temas centrais do espetáculo inédito A EDITORA. Protagonizado pelos atores Guillermo Alves, que também assina a direção executiva do projeto, e a atriz Camila Flávio, a peça conta com a dramaturgia e direção de Danilo Dal Lago e tem estreia online e gratuita dia 29 de outubro de 2021.
A coluna apurou ainda que a temporada vai até 15 de novembro, às sextas, sábados e domingos, às 20h, com apresentação extra no dia 15 de novembro, no mesmo horário. Transmissões online pela plataforma Sympla, com ingressos gratuitos.