Cleber Barbosa

Pela visão


A Prefeitura intensifica serviços de recapeamento asfáltico em uma das principais vias da capital, Avenida Padre Júlio, que atravessa a cidade da zona oeste até o centro. A ação é pela trafegabilidade de veículos, o que é bom claro. Mas há quem defenda um turno noturno para diminuir os transtornos ao trânsito.

 

Nosso nada

Tem certas coisas que fica difícil até comentar. Como uma cidade no Pará conhecida como a terra da gurijuba. Mas pescadores amapaenses dizem que o pescado que dá fama ao lugar sai todo da Costa do Amapá.

Seriam grandes companhias de pesca do estado vizinho atuam na região, de maneira lícita, claro, direito de ir e vir até para pescar.

 

Made in Amapá

Quer ver outra? Uma fábrica instalada na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, cuja marca ou nome de fantasia é Amapá. E sabe o porquê? Utiliza uma cola vinda do Japão, que tem no processo industrial o “grude da gurijuba” para a fabricação.

Trata-se de uma bexiga nadatória vendida por alguns trocados pelos ribeirinhos daqui.

 

Nova economia

Agora que estamos em plena campanha eleitoral e os candidatos acham soluções para todos os problemas é bom ficar atento para quem sabe realmente conjugar a expressão “verticalizar” em relação a matéria-prima.

A ideia é valorizar as riquezas naturais que o estado tem e agregar valor, beneficiar, para que isso ajude o estado e as cidades a crescer.

 

Uma safra


Todos sabemos que o Amapá é uma província mineral, não fosse isso não estaríamos no mapa das grandes navegações desde a década de 50 com a descoberta das jazidas de manganês, em plena Guerra Fria.

Problema é que mineração só dá uma safra e as concessões ou outorgas públicas precisam ser muito bem amarradas para que os interesses do Amapá e sua gente sejam devidamente respeitado e assegurados.

 

Agro ao vivo


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu um debate ao vivo pelas redes sociais, para apresentar o “Prêmio Brasil Artesanal 2020 – Charcutaria” com processos e regras de fabricação de salames.

 

Rapidinhas

AGENDA – Em encontro institucional, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Marcelo Thomé de Almeida, acompanhado dos membros do SESI e SENAI Amapá, Alyne Vieira e Júlio Zorzal, apresentou ao prefeito Clécio Luís, a agenda que será tratada no Fórum Mundial Amazônia +21.

AGENDA – Além disso, a visita teve como objetivo convidar o gestor municipal para ser conferencista na programação. O evento, que vem sendo construído desde 2018, ocorrerá entre os dias 4 e 6 de novembro de forma virtual e reproduzido para diversas plataformas.

AGENDA – Após monitorar com plataformas de análise da pandemia do coronavírus no Brasil, a Embrapa Amapá decidiu reabrir o serviço de recebimento de amostras de solos, a partir desta quarta-feira, 14/10. Os demais setores continuarão operando em formato de teletrabalho, até 15 de janeiro de 2021.

PESQUISA – As amostras de solos serão recebidas na sede da Embrapa em Macapá sempre em três dias da semana: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, nos horários das 8h às 12h; e das 14h às 18h. Para o acesso à Embrapa Amapá é obrigatório seguir os protocolos sanitários, máscaras e álcool.