Cleber Barbosa

Um apelo


O prefeito Furlan, que é médico, foi às redes sociais no sábado (02) apelar para que a população busque atendimento nas unidades básicas de saúde visando atualizar as carteirinhas de vacinação. Nos últimos anos o descuido dos pais (e do poder público) trouxe a volta de doenças já erradicadas do país.

 

Alimentos

Waldez diz contabilizar mais de 80% da programação do programa “Comida em Casa” e quer avançar ainda mais para garantir a segurança alimentar de milhares de famílias com alimentos de qualidade e valor nutricional para adultos e crianças. Neste mês de outubro, vai acelerar a série de entregas para fazer e a ação ontem foi em São Joaquim do Pacuí.

 

Agro

O veterinário Marcus Rezende escreve artigo sobre cigarrinhas nas pastagens; “Começam as chuvas e algumas áreas de pastagens, brachiarias, não se desenvolvem”, diz ele. O produtor vê as plantas daninhas crescerem, as árvores trocarem o amarelo pardo pelo verde intenso, sem vigor e com manchas amareladas. Conteúdo está em PortaldoAgro.com.

 

Indústria

O Governo do Amapá lançou novos editais do Programa Minha Primeira Empresa. Em sua segunda edição em menos de um ano, o projeto traz 100 novas oportunidades para amapaenses que querem gerir o próprio negócio no estado. Os projetos selecionados serão financiados com aporte de R$3,5 milhões dos cofres do estado.

 

Segurança


O vereador Dudu Tavares (PDT), já tem um pedido especial para a nova comandante da Guarda Municipal de Macapá, Joeva Silva: Melhorar a trafegabilidade e a segurança das ruas e avenidas da cidade. São pautas constantes solicitadas por moradores tanto da zona rural e urbana da capital. Tavares criou inclusive um Gabinete Itinerante do mandato em busca de soluções para os problemas existentes.

 

Câncer de mama


A esposa do vice-governador Jaime Nunes, Dona Carmem, foi ao lançamento da campanha Outubro Rosa do Instituto Ijoma e reforçou pedido para as mulheres fazerem todo o possível para a prevenção.

 

AS ÚLTIMAS

SAÚDE – A Prefeitura de Macapá inicia nesta segunda-feira (4) as ações em alusão ao Outubro Rosa, considerado o mês de conscientização e alerta sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero.
A campanha traz como tema “A Prevenção é o melhor caminho, junte-se a essa luta você também” e reúne serviços de saúde e assistência por meio da união de diversas secretarias municipais.
Durante todo o mês de outubro, os atendimentos serão ofertados para este público nas Unidades Básicas de Saúde e pontos estratégicos da cidade. Também serão alcançadas as comunidades da zona rural.

VACINÔMETRO – O medidor de imunização desta semana aponta que a Prefeitura de Macapá já aplicou em suas ações a primeira dose da vacina contra Covid-19 em 80,07% da população da capital, distritos e comunidades. Os dados são do Localiza SUS, uma plataforma do Ministério da Saúde que agrega as informações a respeito da vacinação contra o coronavírus. Desse total, 33,91% já receberam a segunda dose ou dose única do imunizante. Em relação ao grupo prioritário, que é formado por pessoas a partir de 60 anos, transplantados, imunodeprimidos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde, por exemplo, 175.576 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante.