Heraldo Almeida

2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba


O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado e festejado, anualmente, em 2 de dezembro.
O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade onde o samba se popularizou virando o ritmo oficial da festa, principalmente com os desfiles das escolas de samba. O samba é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional, porém, tradicionalmente, o ritmo tornou-se “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia.
Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título. O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial e foi aprovado como Lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964.
Na Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação, o projeto declara que as comemorações da data nesse ano homenageariam Ary Barroso, compositor brasileiro, autor de “Aquarela do Brasil”, entre outras canções. É possivelmente por esse motivo que se passou a divulgar a ideia de que a data seria uma homenagem ao sambista.
Assim, embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente. Vale lembrar que existem variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o samba Rock, o samba enredo, o samba pagode, o samba carnavalesco, o samba de gafieira e etc.
Diversos artistas contribuíram para que o samba se tornasse patrimônio cultural do Brasil. Alguns exemplos são: Pixinguinha (1897-1973), Cartola (1908-1980), Noel Rosa (1910-1937), Clementina de Jesus (1901-1987), Dona Ivone Lara (1922-2018), Beth Carvalho (1946-2019) e outros. https://www.calendarr.com/

 

 

CARAVANA: Uma caravana é um comboio de mercadores, viajantes, peregrinos, torcedores ou qualquer tipo de pessoa, que agrupam-se para percorrer grandes distâncias, muitas vezes por motivo de segurança. Nos desertos, como o do Saara, são movidas por camelos ou dromedários.

 

 

Sim, eu tenho a cara do Saci
O sabor do tucumã
Tenho as asas do Curió
E namoro cunhantã

Nilson Chaves

 

 

É hoje
Nesta quinta (2), Dia Nacional do Samba, é o encerramento da programação do Encontro dos Tambores 2021 com muito samba, no Centro de Cultura Negra, a partir das 18h.
Atrações: Samba de Terreiro, Samba de Jorge, Pagode do Maradona, Cafú Rotasamba, Trio Bom Ki Só, Pagode dos Moreiras e Grupo Sambarte.

 

Música da semana
A música ‘Dançando Com Exu’ (Enrico Di Miceli/Joãozinho Gomes) é a música da semana do programa ‘O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), de segunda à sexta, 16h.
A canção faz parte do álbum ‘Timbres e Temperos’, de Enrico Di Miceli, Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes.

 

Cancelado
Governo do Pará suspendeu a realização das festas de final de ano e do carnaval em Belém (PA). “A partir do quadro de incertezas com o surgimento de uma nova variante da Covid-19, a Ômicron”, disse Edmilson Rodrigues.

 

Coisas de Osmar
Poetinha da Amazônia, Osmar júnior postou em sua página no Facebook: “Não se preocupe. O Deus conhece seus desejos e pensamentos. Vê você fazendo sexo ou nú, desejando o mau ou bem. Mas para um criador isso não interessa né? O que interessa é a sua sabedoria e amor, não se sinta paranóico. O que é da carne é da carne, o que é do espírito é do espírito”.

 

A pele Que Se Lê
Título da nova música de Rambolde Campos em parceria com Zé Miguel, também, com projeto para virar vídeo clipe.
“Se quiser me chamar de preto, tudo bem, preto eu sou. Mas se quiser chamar por mim, chame de gente, gente eu sou…”.

 

Ranking
Estação Primeira de Mangueira assume a liderança do Ranking da Liesa (2016-2020). Um total de 64 pontos – 08 pontos a mais que a Portela, que passou para a vice-liderança, com 56 pontos.

 

Literatura
Livro do escritor Mauro Guilherme, ‘Histórias de Desamor’ (publicado em 2012), foi republicado como e-book e ganhou nova capa. Podemos encontrá-lo na livraria virtual www.amazon.com.br.