Heraldo Almeida

A poética na bíblia


Um dos estilos literários mais usados na bíblia sabemos que é o poema, aliás, é recomendável à quem quiser entender melhor o sentido dessa arte.

Foi observando uma vassoura e suas serdas, que são centenas varrendo o chão conjuntamente, isso no momento em que eu lia a frase bíblica, que diz mais ou menos isso: “nNão cairá uma folha das árvores que não seja do conhecimento de Deus”.

Para mim cada serda da vassoura é uma resposta segundo o espelho da alma naquele milésimo de segundo, por isso, ninguém explica Deus, ele é muito, muito rápido…

Aí um amigo pergunta:

Como vês a história de Adão e Eva e a coisa do fruto proibido, nudez e tudo mais?

_ Observando a serda da nudez agora, vês que nada é mais nú do que teus pensamentos diante da tua consciência, quando perdestes a inocência perante o desejo pecastes. Ganhastes o mundo, é isso que diz o poema, é só um poema para explicar algo grande, é pra isso que servem os poetas, era para isso as parábolas de Jesus.

Então não temas assim os poéticos pecados da carne, pois estás nú perante Deus e tua consciência o tempo todo.

Se um homem é capaz de perdoar, imagine Deus.

Ama, ama a Deus e ao próximo, amando em verdade à ele, amarás ao próximo certamente. É o que importa (Osmar Júnior).

 

 

AUTOR: É aquele que cria, causa ou dá origem a alguma coisa, especialmente obra literária, artística ou científica. É diferente de narrador.Na narratologia, o autor é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o leitor/espectador. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do ‘E’ desafia a ideia de que um texto pode ser atribuído a um único autor.

 

Bacabeira, bacabeira
O teu fruto no arguidá
Quando sangra é bacaba
E bacaba é Macapá
Enrico Di Miceli/Cléverson Baia/Joãozinho Gomes

 

Luto

O Dia do Riso, ontem (18), foi marcado pelo falecimento do maior humorista regional amazônico, Epaminondas Gustavo. Mais uma vítima da Covid-19. Descanse em paz.

 

‘Bento Banto’

Título de uma música de Zé Miguel e Joãozinho Gomes gravada pelo grupo Senzalas.
“A caixa, a murta, o mastro, o santo. A dança, a santa, a cor, o canto. Bento Banto, Bento Banto…”.

 

Premiada

Cantora roraimense, Euterpe avisa que terá ‘reprise’ on line, da 7ª edição do Prêmio Grão de Música, no dia 24 de janeiro (domingo), às 16h.
O evento acontecer em 3 de dezembro de 2020, onde a artista foi uma das premiadas, cantando ‘Outros Brasis’ (Roberto Dibo/Eliakin Rufino).

 

Home Estúdio

Cantor, compositor e produtor, Finéias Nelluty publicou em suas redes sociais (Facebook e Instagram), que a ’Nelluty Home Estúdio’ já está preparada e agendando gravações para 2021. É só ligar 96 99115-1774.

 

Honrarias

Poeta escritor, José Pastana recebeu, no início do ano, o título honorífico de ‘Personalidade Cultural 2020’, do príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Pastana é titular da cadeira nº 61 da instituição.
O artista, também recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico, em reconhecimento ao trabalho que realiza em prol da cultura brasileira. Parabéns.

 

‘Pérola Azulada’

A música Pérola Azulada, de autoria de Zé Miguel e Joãozinho Gomes, foi gravada pela amazonense, Karine Aguiar em seu DVD, com  participação especial da  Orquestra Exp. Amazonas Filarmônica. Confira nas redes sociais da artista. #Espetacular.

 

‘Ilhanas’

As mulheres ribeirinhas da Amazônia receberam essa bela e justa homenagem. O poetinha Osmar Júnior compôs a música ‘Ilhanas’, gravada pelo paraense Paulinho Mururé.