Heraldo Almeida

Amapá presente no I Congresso de Cultura Brasileira Rio 2020


O jornalista e pesquisador cultural, Cláudio Rogério, é o representante do Amapá no I Congresso Brasileiro de Cultura Rio 2020, versão online. Evento teve início na quinta-feira (6), com encerramento agendado para 27 de agosto.

Rogério entra em cena no último dia de Congresso, às 19h, debatendo o tema ‘A Relação Entre a Educação e a Cultura em Nossa Formação’ – As Estratégias Educacionais de Transmissão Cultural no Ensino Público e Privado. Com transmissão pelo  YouTube https://www.youtube.com/channel/UCfOe8mVt8N4UI4oAGkEYZvA.

São duas lives por noite com diversos assuntos relacionados à cultura e a arte do país. Haverá participação de vários militantes renomados de todos os segmentos artísticos culturais do Brasil.

Na bancada do amapaense estarão presentes – Pituka Nirobe (Escritora de Literatura Afro Brasileira), José Brito (Gerente do Canal Futura – Fundação Roberto Marinho), Cláudio Rogério (Jornalista e Produtor Cultural da Amazônia) e Algemiro da Silva karai Mirim (Professor, mestrado em Profilind – Museu Nacional-UFRJ, Etinia Guarani, aldeia Sapukai de Bracuy – Angra dos Reis).

Cláudio Rogério é jornalista cultural, pesquisador, produtor do programa radiofônico O Canto da Amazônia (Diário 90,9FM), com militância em diversos segmentos da cultura popular do Amapá como Carnaval (diretor, pesquisador, ritmista, consultor), Toada (palestrante, julgador, cobertura jornalística, fotógrafo), Marabaixo (pesquisador, consultor, designer, fotógrafo), Batuque (pesquisador, consultor, designer, fotógrafo), Cultura Junina (representante do Estado na Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas como diretor da região norte – consultor temático, pesquisador, palestrante, diretor, fotógrafo).

 

CORRENTEZA: A correnteza de um curso d’água é o trecho em que a sua corrente vai mais rápida (acima do fluxo médio), formando pequenas ondas e ocorre usualmente em um terreno raso e acidentado. Muitas veze, consiste em um leito rochoso de cascalho e de seixos ou de outras pequenas pedras. Esta parte do curso d’água é um importante hábitat para a pequena biota aquática, como pitus ou pequenos peixes.

 

***************************************

Pequenas gotas de cores
Que iluminam meu viver
Recompensa o suor e as mãos calejadas
De tudo que plantei e cultivei nesta vida

Ivaldo Souza – poeta

***************************************

 

  • Encerrado

Prorrogação de prazo para que escolas de samba prestem conta dos R$ 500 mil repassados pelo governo – por meio de convênio para o carnaval 2020 – encerra nesta sexta-feira (07).
Império, Solidariedade e Embaixada de Samba continuam inadimplentes com a segunda parte, que trata do relatório de metas e objetivos alcançados.

 

  • Festejo

Associação Cultural Raimundo Ladislau festeja nesta sexta (7) os 32 anos de criação da instituição. Comemoração será através de uma live pela página de Laura do Marabaixo, no Facebook, às 17h.

 

  • Poeta

Poeta e professor Ivaldo Souza, com vários livros lançados, vem se destacando cada dia mais com belas obras que retratam a vida da natureza. Parabéns.

 

  • Reabertura

Direção do Museu Sacaca anuncia reabertura e retorno das atividades artísticas para o dia 1º de setembro, de 9h às 17h.
Obedecendo a todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

  • O cantar

Diretoria de Boêmio do Laguinho realiza no dia 15 de agosto (sábado) projeto ‘O Cantar da Nação Negra’.
Abrilhantam o evento Silmara Lobato (intérprete oficial), ala musical, bateria Pororoca, rainha de bateria Nêga Vânia, Comissão de Frente, casais MSPB e convidados. Live será pelos  canais da instituição no YouTube e Facebook.

 

  • Representatividade

Mais uma eleição se aproxima e não vemos nenhum artista se apresentar como possível candidato.

Talvez tivéssemos um digno representante que falasse a língua dos artistas. É preciso empunhar a bandeira em favor desse seguimento tão maltratado. Alguém se habilita?

 

  • Incentivo

Estão abertas até 20 de agosto as inscrições para projetos artísticos culturais do Banco da Amazônia (BASA). São mais de 3 milhões disponíveis para artistas da região Norte. Mais informações no site www.bancoamazonia.com.br.