Heraldo Almeida

Cantora Aíla lança single ‘Amor e Sacanagem’


Depois de Treme Terra, single que inaugurou a nova fase da artista paraense Aíla, chega com Amor e Sacanagem, em um feat especialíssimo com a cantora Luísa Nascim (banda Luísa e os Alquimistas).

Norte e Nordeste conectados pelo brega, pelo calor, e pelo flerte entre duas mulheres. Um flerte à distância, que fala de desejo e liberdade. Provocação, sem pudor, um convite à paixão. O novo single, uma composição de Aíla e Luiz Gabriel Lopes, aprofunda a imersão da artista na estética pop e nos ritmos periféricos do Brasil e do mundo.

A produção musical é assinada por Baka (banda Rosa Neon). Brega-funk, hip hop, synths envolventes e as mil cores da música do Pará. Um preview do disco novo de Aíla, que chega ainda este ano. A ilustração da capa é assinada pelo também paraense Vilson Vicente. Aíla e Luísa se transformam em personagens desenhados unicamente com cores primárias, o amarelo, o vermelho e o azul, que se somam à estética brega, e nos transportam visualmente para o clima verão e nortista da faixa.

Aíla diz: “essa é uma música que fala sobre liberdade, em primeiro lugar. Ser mulher e ser liberta. Liberdade dos nossos corpos, liberdade dos nossos desejos, liberdade de sentir e falar o que quisermos, sobre paixão, amor, sacanagem, sem nenhum pudor. Nem sempre é sobre amor – grande parte das vezes não é. Mas existe uma invisibilização do desejo da mulher, e da mulher lésbica ou bissexual. Romance é bom, mas precisa ser escolha, e não construção social. O desejo é pra ser livre”, encerrou a artista.

 

 

MORAL: Do latim moralis, que quer dizer “maneira, caráter, comportamento próprio”, é a diferenciação de intenções, decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias. Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra “moral”, que se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.

 

Estrela natureza precisamos demais
De ter sempre por perto
Na calma e santa paz
Nos morros e nos campos
Sá/Guarabyra

 

 

Valorização

O Lobo-Guará se torna o símbolo da cédula brasileira de R$ 200. O animal tem passado por uma fase de pouca valorização. Perdeu parte de sua população nas últimas décadas.
Tem sido alvo constante de produtores rurais e viu o seu território ser tomado pelo agronegócio. O maior canídeo silvestre da América do Sul vive em risco constante.

 

Agosto

do latim ‘augustus’, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto.
Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.

 

Pouca qualidade

Os programas de entretenimento das TVs de canal aberto, estão deixando a desejar no quesito qualidade. Uma série de besteirol que pouco vem despertando o interesse do telespectador. Bom repensar.

 

Aprovado

Marabaixeiros reagindo com aplausos sobre nomeação de Fábio Sacaca para ocupar cadeira do Marabaixo no Conselho de Política Cultural do Amapá.
Ele foi eleito em agosto de 2019, mas somente na quinta (30) foi nomeado pelo governador Waldez Góes. Aguardando posse no CEPC.

 

Novidades

Cantora Brenda Melo anuncia grandes e boas novidades para o mês de agosto, em seus canais nas redes sociais. No aguardo.

 

Seleção

Diretora-presidente da Fumcult, Marina Backmam, nomeou a Comissão de Seleção para Análise Técnica das propostas inscritas no Edital do Macapá Verão 2020.
São seis membros: Renata Sampaio, Carla Silva, Flaviane Magalhães, Nilson Vieira, André Martins e Evandro Neto. Equipe já analisando os projetos dos artistas. O evento está agendado para acontecer de 13 a 27 de agosto.

 

Cuidado

Fortaleza de São José de Macapá está precisando ser tratada com mais zelo para continuar sendo admirada. Uma limpeza geral vai fazer muito bem àquela nossa representatividade histórica.