Heraldo Almeida

Carnaval: Casais comemoram criação de Associação Nacional


Donos do “bailado” mais sublime do carnaval, os casais de mestre-sala e porta-bandeira tiveram alguns motivos a mais para comemorar esse grande dia. Em evento realizado na Praça da Apoteose, alguns representantes da classe, entre primeiros e segundos casais, integrantes de escolas do Especial e do Acesso, veteranos e projetos com crianças e adolescentes, se reuniram e cantaram “parabéns” para reverenciar a data que homenageia os guardiões do pavilhão da escola.
Ainda em fase de criação, a Associação Brasileira de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte (Abramespeb), tem em Selminha Sorriso, sua presidente de honra, e principal entusiasta da união de casais do Brasil e quem sabe do mundo inteiro.
“Agora estamos em fase de registrar a Associação. Está tudo caminhando muito bem. A Associação é Nacional e depois que tudo estiver mais organizado do que está, ou seja, terminar a fase de registro, mais alguns ritos que temos que seguir, nós iremos fundar uma associação internacional, também extensiva a casais do exterior”, conta a porta-bandeira da Beija-Flor.
Selminha também falou sobre a importância de comemorar a data, principalmente podendo ser de forma presencial. “Hoje é um presente de Deus. Devemos acreditar sempre nos nossos sonhos. O carnaval sobreviveu. Os casais de mestre-sala e porta-bandeira têm a incumbência de conduzir os pavilhões, ou seja, a alma da escola, aqui está o sonho de tantos que se foram, da ancestralidade. Nós que estamos e os que virão continuaremos cuidando desse manto sagrado. Esses guardiões merecem muito comemorar esse dia. Que bom que eu faço parte dessa história, dessa legião, desses majestosos personagens incríveis do nosso carnaval”. (www.carnavalesco.com.br)

 

 

CORRENTEZA: A correnteza de um curso de água é o trecho em que a sua corrente vai mais rápida (acima do fluxo médio), geralmente formando ondulações e pequenas ondas, e ocorre usualmente em um terreno raso e acidentado. Muitas vezes, consiste em um leito rochoso de cascalho e de seixos ou de outras pequenas pedras. Esta parte do curso de água é um importante hábitat para a pequena biota aquática, como pitus ou pequenos peixes.

 

 

Meu coração tropical
Amanheceu batucando por você
Eu não sou anormal
Aqui do outro lado do Brasil
Osmar Júnior

 

 

Parabéns
Parabenizar a equipe de organização do Encontro dos Tambores 2021pela programação realizada, na Semana da Consciência Negra. As apresentações das comunidades e outras atrações foram show.

 

Gente de Casa
Grupo de samba amapaense, Gente de Casa se apresenta, neste sábado (26), no Museu Sacaca, a partir das 28h. o evento faz parte da programação da semana da Consciência Negra que a instituição está realizando. #VáLá.

 

Nacional
Está em processo de criação, mas já podemos divulgar que Mestres Sala, Porta Bandeiras e Porta-Estandartes ganharão uma Associação Brasileira para defender as políticas de interesse dessas classes. Parabéns.

 

Dia do samba
Dia 2 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba. Várias instituições estão divulgando programações para festejar a data em Macapá.

 

Comemoração
Tem samba no Centro de Cultura Negra – Laguinho, dia 2 de dezembro para comemorar o Dia Nacional do Samba, a partir das 18h.
Atrações: Samba de Terreiro, Samba de Jorge, Pagode do Maradona, Cafú Rotasamba, Trio Bom Ki Só, Pagode dos Moreiras e Sambarte.

 

‘Renovação’
Título da banda musical que está se destacando no estilo Gospel e sendo elogiada por muitos produtores. O jovem cantor, Elson Summer, é um dos líderes e intérprete da Banda Renovação. Parabéns.

 

Suspensão
Justiça suspendeu a eleição do Conselho Estadual de Cultura, por iniciativa da Defensoria Pública, que verificou a violação da participação da sociedade civil no pleito. A direção do Conselho recorreu e aguarda decisão.