Heraldo Almeida

Conheça o beija-flor Brilho de Fogo


O beija-flor brilho de fogo, o Topaza Pella, é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor brilho de fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezuela e Leste do Equador.

O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros) é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica.

Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda. O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível.

O macho mede cerca de 20 cm de comprimento (mais da metade corresponde à cauda) e a fêmea 12 cm. O macho tem duas penas da cauda muito alongadas e cruzadas, garganta dourada ou verde-metálica e barriga vermelha-metálica e a fêmea é verde-amarronzada com garganta vermelha-metálica. (pt.wikipedia.org).

 

RIBEIRINHO: É o habitante tradicional das margens dos rios. Estes vivem com as condições oferecidas pela própria natureza, adaptando-se aos períodos das chuvas. Tendo a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência, mas cultivam também pequenos roçados para subsistência (consumo próprio) e também podem praticar atividades extrativistas

 

É fácil o meu endereço
Vá lá quando o sol se pôr
Na esquina do rio mais belo
Com a linha do equador
Zé Miguel/Joãozinho Gomes

 

Prorrogação
Fumcult prorrogou o prazo de inscrição do Edital para premiação de artistas de Macapá, até 20 de julho, às 18h. Mais informações no portal fumcult.macapa.ao.gov.br.

Fescam
As inscrições para o 1º Festival da Canção Macapaense continuam abertas, até a próxima quinta (15). São mais de 18 mil em premiações. Saiba como se inscrever acessando o site da Fundação fumcult.macapa.ap.gov.br.

Investimento
O Iphan encerrou o primeiro semestre de 2021 com a marca de R$ 50,1 milhões investidos em obras por todo o Brasil. Foram 17 edificações entregues reformadas ou restauradas em dez estados.
Além das obras, o Iphan realizou outras ações referentes à salvaguarda e proteção do Patrimônio Cultural, como o lançamento do Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio. #Positivo.

 ‘Ariri’
Título da nova música do cantor e compositor amapaense, Finéias Nelluty, no swing da Zankerada (ritmo musical criado pelo artista). Parabéns.

‘Velho Lobo’
Nome da nova música do cantor e compositor, Naldo Maranhão, que faz parte do novo disco do artista. “Volto a ler teus desejos tatiando teu corpo e essa mensagem em Braille em teu rosto…”.

‘Vida Boa’
Música de Zé Miguel, ‘Vida Boa’, foi gravada pelo grupo de samba amapaense, Gente de Casa, e lançada no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), na sexta (9). Ficou legal na versão samba. “Eita, que vida boa…”.

‘Quando Sô’
Título da música de Enrico Di Miceli em parceria com Jorge Andrade, gravada pelo cantor paraense, Lúcio Mouzinho, em seu primeiro disco, ‘Verdes Tons’. Bela música.