Heraldo Almeida

Conheça o que é a Piracema


A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

 

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen. No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozóides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios.

 

Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas.

 

Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes, úteis nos países do Hemisfério Norte, entretanto, nos países da América do Sul, não teve tanto sucesso.

 

*****************************************************

Flor negra, flor bela
No marabaixo ou batuque
Batuca, batuca de amor
Meu coração por ela

Nilson Chaves e Joãozinho Gomes

*****************************************************

 

 ‘Desgoverno’

Título da música do poeta Joãozinho Gomes e do cantor e compositor Zeca Baleiro, lançada virtualmente, nesta quinta (15), no Youtube dos dois artistas.

 

São Tiago

No sábado (17) vai acontecer a live ‘Eu Canto Pra São Tiago e São Jorge’, a partir das 18h30. Transmissão pela página Nova Mazagão, no Facebook e Zeca Mazagão, no Youtube. A realização é do Grupo Litúrgico Eu Canto Pra São Tiago e São Jorge.

 

‘Afro Verão’

Nome do projeto que a casa de cultura Sankofa vai realizar no domingo (18), a partir das 18h. A atração é o Grupo de Marabaixo Guá.

 

‘Tisnas Reminiscentes’

Nome da exposição que o artista plástico amapaense, Jota Márcio, está realizando na galeria do Sesc Centro (esquina da rua Tiradentes com a av: Mendonça Júnior), até 12 de agosto.

A mostra faz parte do programa Sesc Amazônia das Artes, um intercâmbio das artes e da cultura na região amazônica. #Visite.

 

Credenciamento

O Sesc Amapá abriu credenciamento para artistas a fim de atender a demanda de eventos culturais da instituição.

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário online ou presencialmente por meio da entrega dos formulários anexos no edital. Informações: www.sescamapa.com.br.

 

‘Belém Em Mim’

Título da música gravada pela cantora paraense, Leila Pinheiro, no CD ‘Raiz’, com linguagem amazônica.

“As vezes eu falo de terras e rios. Cidades eternas que um dia vi. Lugares distantes de mares bravios…”.

 

‘Bandeira do Samba’

Nome do primeiro grupo de samba do Amapá criado na década de 1980 que iniciou a valorização dos sambas e pagodes feitos em casa.

O grupo era formado por Carlos Pirú, Pedro Ramos, Adelson Preto, Bibi, Espiga do Cavaco, Aureliano Neck, Nena Silva, Nonato Soledade, Lincolin Américo e Carlinhos Bababá. As rodas de samba rolavam no Bar do Tio Duca – Laguinho. #História.