Heraldo Almeida

Envelopes de notas fechados após desfile de cada escola


Os presidentes das doze escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, já estão cientes do projeto para o fechamento das notas após cada dia dos desfiles no Carnaval 2022. Os julgadores dariam todas notas após a última escola de domingo e os envelopes seriam lacrados. O mesmo aconteceria depois da última escola na segunda-feira. Todas as notas só serão conhecidas apenas na apuração, na quarta-feira de cinzas, e lidas no formato tradicional, como foi realizado até o Carnaval 2020.

 

A ideia não é ter a campeã de um dia e do outro, mas dar igualdade para a competição, evitando o privilégio para quem desfila na segunda-feira. Lembrando que a Viradouro foi campeã em 2020 desfilando como a segunda escola de domingo. Desde 2010, quando a Unidos da Tijuca venceu, que uma escola vencedora não tinha desfilado no primeiro dia de apresentações no Sambódromo.

 

O projeto ainda está em debate na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Alguns dirigentes gostaram da proposta e outros ainda estão indecisos. O martelo deve ser batido ainda esse mês ou em novembro. A possibilidade é grande que a proposta vire realidade.

 

A definição mudaria consideravelmente a competição, afinal, quem desfila no domingo, sempre tem como desvantagem o volume de informações que os julgadores recebem no pós desfile. Após o primeiro dia, eles vão para casa, conversam com familiares, amigos e podem ver notícias. Nada disso acontece com quem desfila no segundo dia, já que todas as notas (domingo e segunda) são dadas após a última escola do grupo passar pela Marquês de Sapucaí, na manhã da terça-feira. (carnavalesco.com.br).

 

*******************************************************

Meu coração tropical
Amanheceu batucando por você
Eu não sou anormal
Aqui do outro lado do Brasil

Osmar Júnior

*******************************************************

 

Gravação

Liesap iniciou o calendário de gravação dos sambas de enredo para o carnaval de 2022, na segunda (18) e encerra no dia 13 de novembro.

 

Lançamento

Nesta terça (19) tem lançamento do ‘samba demo’ da Embaixada de Samba Cidade de Macapá, no programa O Canto da Amazônia (Diário Fm 90,9), às 16h. O enredo é ‘Heróis da Saudade’. #Sintonize.

 

No clima

Se vai haver desfiles das escolas de samba em 2022, isso é outro assunto, mas a Liesap está cumprindo com o seu calendário e as escolas também.

 

Glamour

Concursos ‘Pérola Negra’ e ‘Mister Black’ prometendo sucesso no dia 20 de novembro, na sede da AABB, a partir das 21h. Mais de 20 candidatos e candidatas representam comunidades quilombolas do estado.

 

Homenagem

Império da Zona Norte vai homenagear o poeta compositor amapaense, Ilan do Laguinho, no próximo carnaval.

Vários artistas já confirmaram participação, como prova de carinho, respeito e às obras de Ilan.

 

No Youtube

Programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9), de segunda à sexta, às 16h, está com uma página no YouTube. Se inscreva e curta os vídeos (clipes) e fotos de artistas da Amazônia.

 

‘Tom nas Escolas’

O Instituto Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, disponibiliza o acervo do compositor com imagens, fotos e manuscritos nas mídias digitais.