Heraldo Almeida

Eu sou da Amazônia


O poetinha amapaense, Osmar Júnior, conta como foi a inspiração para compor a música ‘Eu Sou da Amazônia’.
Uma história ocorreu comigo em uma viagem de barco.
O cidadão dizia ao telefone:
– Manda um beijo pro meu pai, mês que vem eu vou por aí.
– Com licença, eu disse. O senhor é caixeiro viajante? Perdão, não pude deixar de escutar o fim da sua conversa ao telefone. O senhor passa muito tempo longe de casa?
– Sim. Sou representante comercial de uma fábrica de alimentos; a minha área de trabalho são as localidades ribeirinhas; passo um bom tempo longe da família.
Estendemos o papo e assim a viagem foi agradável.
Olhei ao redor e vi rostos viajantes, viajantes de rio, viajantes da Amazônia. O barco motor do Norte chega aos festivais do interior, que são muitos, tocando alto um som de festa, um som que essa minha gente gosta.
Eu fiz ‘Os passa vida’ em parceria com o Rambôlde Campos, que foi um grande sucesso, gravada por Alcyr Guimarães, Lucinha Bastos e Sayonara, e também por Fafá de Belém.
‘Fiz coração tropical’, gravada por Amadeu Cavalcante.
Agora mando mais algumas dessas receitas de salão, através de Dani Li, uma cantora que vai dar o que falar. A voz poderosa, o ritmo, o carisma e uma mensagem vinda do fundo do coração de sua terra. A receita certa para fazer sucesso na região.
Às margens, o povo, a dança, esses caminhos de rio, essas cidadezinhas de interior, essas meninas da Amazônia me encantam, fazem compor. Quero ser nortista, quero ser habitante do coração dessa gente, dos capitães de barcos que são bons de alma. Eu sou da Amazônia. (Osmar Júnior).

 

 

CARAVANA: uma caravana é um comboio de mercadores, viajantes, peregrinos, torcedores ou qualquer tipo de pessoa, que agrupam-se para percorrer grandes distâncias, muitas vezes por motivo de segurança. Nos desertos, como o do Saara, são movidas por camelos ou dromedários.

 

Sim, eu tenho a cara do Saci
O sabor do tucumã
Tenho as asas do Curió
E namoro cunhantã
Nilson Chaves

 

 

Futevôlei
Dia 7 (sábado) tem Torneio de Futevôlei na arena atrás do Super Fácil do bairro Beirol, às 15h30. Informações: 13 98129-9735 e 96 98133-4621.

 

Homenagem
No sábado (7) tem homenagem especial antecipada ao Dia dos Pais. O cantor Dom Eládio e o violonista Beto 7 Cordas, às 17h, no Empório Café Postal (Rua Odilardo Silva, 2364 – Centro.

 

Rolê
Domingo (8) tem samba de qualidade no projeto Rolê Zim, às 18h, em frente à Cidade do Samba (Rua Ivaldo Veras).
Os sambistas Vitinho Oliveira, Catatau e Júnior Madureira são as atrações. Ingressos limitados. Informações: 99164-3920.

 

‘Lugar Sagrado’
Título da nova música do cantor e compositor amapaense, Roni Moraes, incluída no repertório do 2º disco do artista, ‘Amazônia Lugar Sagrado’.

 

Tempos Remotos’
Título da primeira parceria musical do poeta Joãozinho Gomes com o músico e cantor, Thiago K. A obra está disponível em todas as plataformas digitais.

 

‘Senhora Inspiração’
Título da nova música do cantor e compositor, Naldo Maranhão, já no repertório do novo disco.
“Te quero de manhã cheia de manha. Saindo à francesa ou chegando da Espanha…”.

 

Agrado
Um agrado merecido à professora e poeta, Maria Áurea, a ‘Negra Áurea’ como gosta de ser chamada.
Com sua voz forte e clara, declama seus belos poemas e ilustra com amor os temas sobre a negritude, os preferidos da artista. Bravo.