Heraldo Almeida

Hernani Vítor Guedes: o criador de ‘Os Mocambos’


Sabe daquelas pessoas que você olha e logo observa sua genialidade por tudo o que ela lhe passa de verdade? Pois é. Eu conheço uma dessas, é o músico Hernani Vítor Guedes, o mesmo que criou o projeto musical amapaense ‘Os Mocambos’, pioneiro nos anos 1970 na gravação do Marabaixo (ritmo tradicional afro-amapaense, quando não era muito bem visto pela sociedade).

 

Foi o primeiro “conjunto” a gravar um LP com músicas locais ou regionais, como queiram, registrando as cantorias do folclore tucuju como: o Marabaixo, o Batuque e as folias dos santos nos festejos das comunidades do estado.

 

O ‘seu Hernani”, como todos o chamam, nasceu no dia 12 de abril de 1924, na cidade de Cametá (PA).

 

Hernani Victor foi integrante como primeiro violino da Orquestra Primavera tendo se apresentado no Teatro Nacional do Distrito Federal (Brasília), no Teatro das Docas do Pará e na Inauguração do Teatro Pinheiros (Sesc), em São Paulo. Ele realizou apresentações em shows institucionais e particulares como: Feira Agropecuária, Macapá Verão, feiras culturais em escolas públicas, Teatro das Bacabeiras, Convenções do Rotary Internacional e outros eventos.

 

Hernani Vitor tem dois filhos que seguiram seus passos na música, Nonato Santos e Nivito Guedes, ambos com obras gravadas em discos e coletâneas (CD’s).

 

********************************************************

A face do meu amor
Tem a cútis da leveza
É mais fina que o esplendor
Que o glamour da natureza

Rambolde Campos/Joãozinho Gomes

********************************************************

 

Comemoração

Cantor e compositor amapaense, Finéias Nelluty está comemorando os seus 35 anos de música em defesa do Amapá. Parabéns.

 

Lançamento

Dia 31 de julho vai acontecer um coquetel de lançamento da Associação Cultural e Folclórica do Amapá. O evento será na sede do Império Solidariedade, às 19h.

 

‘Pensando o Tempo’

Título do livro do escritor amapaense, Jean Carmo. Uma coletânea dos poemas e canções do artista, que vem trabalhando há anos. Você pode adquirir na Baiúca do Chico Terra. (baiuca.chicoterra.com).

 

Falas

É preciso reconhecer quando as falas promessas de campanhas políticas se transformam em realidade com ações para o melhoramento em prol dos artistas. Quando isso não acontece, fica claro que são apenas falas em prol de si. Precisamos avançar.

 

Ibermúsicas

Inscrições abertas para os editais do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas 2021, que vão contemplar composições e projetos musicais on-line de países ibero-americanos.

A iniciativa é financiada atualmente por 14 países; entre eles, o Brasil, representado pela Funarte. Serão concedidos prêmios entre mil e cinco mil dólares norte-americanos por projeto. Mais informação no site cultura.gov.br.

 

‘Passageiro’

Nome de uma bela música do cantor e compositor amapaense, Zé Miguel, que precisamos destacar.

“Eu não tenho nada a ver com essa estrada e desconheço o seu destino. Não tenho novidades, além da claridade do meu mundo de menino…”.

 

‘Batuqueiros’

Cantor e compositor amapaense, Paulinho Bastos se preparando para o lançamento de seu 1º disco (CD), que será através de uma live que o artista vai realizar. Já aguardando.