Heraldo Almeida

Improir lança cartilha do Ciclo do Marabaixo


A história do Ciclo do Marabaixo entra nas escolas públicas municipais em forma de cartilha didática. O Instituto Municipal de Políticas e Promoção de Igualdade Racial – Improir, liderou essa iniciativa e desenvolveu o material junto a representantes das comunidades tradicionais de Macapá. A cartilha “Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes”, será lançada, nesta terça-feira (24), em solenidade virtual transmitida pela página da prefeitura, no Facebook.

 

Todo o material elaborado foi pensado exclusivamente para expandir a cultura marabaixeira na capital, introduzindo o assunto de maneira acessível nas escolas municipais. O objetivo é falar da importância do calendário anual de forma didática, dedicada aos pequenos estudantes.

 

O Ciclo do Marabaixo é uma manifestação cultural e religiosa que ocorre em Macapá. A festa consiste em uma manifestação em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. Começa no Sábado de Aleluia e finaliza no domingo após o feriado de Corpus Christi. São três meses de festividades.

 

A transmissão ao vivo da solenidade de lançamento da cartilha inicia, às 19h, e conta com a participação de diversos representantes da comunidade marabaixeira tradicional. O link pode ser acessado na página da Prefeitura de Macapá, no Facebook. (Secretaria Municipal de Comunicação Social).

 

**************************************************************

Uma cidade na linha do equador
Onde Deus e a natureza derramaram o seu amor
A intimidade entre rio e a fortaleza
Emoldura sua beleza Macapá morena flor

Serginho Sales

**************************************************************

 

Campeã

Grupo de danças populares, Essência da Amazônia, é o campeão do 1º Festival de Coreografias e Lendas, realizado pela Associação de Grupos de Toada do Amapá.

O evento aconteceu no domingo (22), no CT do Santos Futebol Clube, na Rodovia Duca Serra. Parabéns.

 

Show

Cantor amapaense, Amadeu Cavalcante vai realizar a live ‘Tudo Vai Passar’, com o show ‘Amadeu Cavalcante 5.9’, dia 2 de setembro, às 20h, mesma data de seu aniversário.

O evento será no Rancho Espora de Ouro (Rod. Salvador Diniz – Fazendinha (antigo Pesque e pague). Haverá venda limitada de mesas. A transmissão será pela página do artista, no Youtube. Informações: 99154-0302 e 98121-6999.

 

Cartilha

Nesta terça (24), a partir das 19h, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura de Macapá, o Improir vai lançar a cartilha, ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos saberes’ e entregar às escolas públicas de ensino fundamental do município.

O projeto foi dirigido pelo jornalista e produtor cultural, Cláudio Rogério. Um CD e um DVD compõem a cartilha com textos narrados pela poeta, Annie de Carvalho, e ilustrada pelo artista plástico, Deko Matos.

 

 ‘Aporema’

Título da música do cantor e compositor amapaense, Roni Moraes, e da poeta, Annie de Carvalho, com lançamento marcado para a quarta (25), no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), às 16h.

 

‘O Negro’

Escritor amapaense, Ivando Souza vai lançar o livro ‘O Negro e o Preconceito Étnico Racial’. Mais uma obra literária de sua autoria, dia 31 de agosto, às 19h, no auditório da UEAP.

 

Amapá Jazz

O produtor e realizador, Finéias Nelluty, avisando que em outubro vai acontecer a 14ª edição do projeto Amapá Jazz Festival, criado por ele. Aguardem mais informações.

 

Na calçada

Retornou no sábado (21), o projeto Jazz na Calçada, na casa do Mestre Tiago, av: Clodovil Coelho – Trem, entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva, a partir das 17h. A realização é do cantor, músico, produtor, compositor, Finéias Nelluty e do Coletivo Jazz Amapá. (todo sábado).