Heraldo Almeida

Joãozinho Gomes: poeta orgulho da Amazônia


Música, canto, poesia, literatura, pássaros, rios, viagens, sons, ritmos e gente se juntam num grande caldeirão cultural pra saudar um dos maiores letristas do Brasil, Joãozinho Gomes.

Poeta, compositor, escritor e cantor Joãozinho Gomes é filho da Amazônia paraense, nascido na capital Belém em 20 de outubro de 1957. Bem cedo, aos 12 anos de idade já escreveu algo que “imaginei ser um poema”. Diz. E logo descobriu sua vocação para a poesia. Seu caminho foi guiado para a Música popular Brasileira, e hoje é autor de mais de quinhentas músicas compostas ao lado de parceiros, muitos deles já consagrados no cenário musical brasileiro, como: Chico Cézar, Lecy Brandão, Nilson Chaves, Jean Garfunkel, Jane Dubc, Enrico Di Miceli, Val Milhomem, Amadeu Cavalcante, Jane Duboc, Eudes Fraga, Walter Freitas e tantos outros artistas da nossa regi& atilde;o amazônica. Assim como parceiros de letra, muitos intérpretes consagrados, também cantaram suas obras.

Joãozinho Gomes assinou muitos CD’s com parceiros filhos dessa imensa Amazônia musical, diferente de outras partes do país, com um tempero vindo da floresta, capaz de encantar a quem por aqui pisa e prova desse sabor da terra santa da arte.

De tantas canções espalhadas no leito musical do cancineiro brasileiro, o poeta Joãozinho Gomes assina, pelo menos duas, como suas expressões mais próximas do coração, Jeito Tucuju, em parceria com o amigo Val Milhomem, que declara amor e sentimento eterno com o rio Amazonas, “Quem avistar o Amazonas nesse momento e souber transbordar de tanto amor, esse terá entendido o jeito de ser do povo daqui”, e Pérola Azulada, com Zé Miguel, com expressiva declaração de amor a terra, como nação e como morada, “eu amor você, terra minha amada, minha oca meu iglu, minha casa, à bênção minha mãe”.

Recentemente em um CD, ainda não lançado, com Patrícia Bastos, Enrico Di Micele e o próprio Joãozinho Gomes, batizado de ‘Timbres e Temperos’, foi gravado e estamos aguardando a sua chegada.

 

*****************************************************************

A bênção tia Venina
Sacaca e mestre Bolão
A bênção tia Dica Congó
Tia Vilsa e mestre pavão

Ilan do Laguinho

*****************************************************************

 

Memória

De 20 de abril a 19 de junho, no barracão da Tia Gertrudes (Favela), vai acontecer o projeto ‘Memória Cultural do Marabaixo’, com roda de conversas, oficinas diversas, exposições fotográficas, premiações, etc.
A realização é do Instituto Tarumã e da Associação Cultural berço das Tradições amapaenses, organizadores do evento.
Esse projeto foi aprovado pela Lei Federal Aldir Branc.

 

Homenagem ao Rei

Na segunda (19), dia do aniversário de 80 anos do rei Roberto Carlos, o Itaú Cultural presta homenagem ao cantor.
Depoimentos feitos especialmente para essa data, os cantores Tom Zé, Zeca Baleiro, Odair José, Iara Rennó, Erika Martins e Ronnie Von, revelam suas músicas favoritas do cantor e as lembranças marcantes que têm dele.
Confira na página do Itaú Cultural.

 

Grito de Liberdade’

Título da música da cantora e compositora Rose Show, com produção do saudoso músico Walber Silva.

 

Destaque

Já com 25 anos de carreira, o cantor Albe Matos, nascido em Almerim (PA) tem uma voz privilegiada que interpreta o fino da boa música popular brasileira.
O artista reside em Santana, no Amapá, há mais de duas décadas.

 

‘O Negro’

O professor, poeta escritor, Ivaldo Souza, vai lançar mais uma obra literária.
O livro ‘O Negro e o Preconceito Ético Racial – Visão Científica Política e Religiosa’.
A obra foi contemplada no Edital da Lei Federal Aldir Blanc.

 

‘Choro Antigo’

Título da obra musical de Eudes Fraga em parceria com Gonzaga Blantez, gravada por Eudes.
Mais uma bela canção para acalantar nossos ouvidos.
Parabéns!

 

‘Formigueiro’

Título do primeiro disco do cantor e compositor Val Milhomem, em homenagem ao lugar onde mora e nasceu, atrás da catedral de São José, centro de Macapá.
O local é conhecido como Formigueiro.