Heraldo Almeida

Liesa vai divulgar os julgadores do carnaval 2022


O quadro de julgadores do Grupo Especial da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) para o Carnaval de 2022 será divulgado em até 30 dias. Quase todos que atuaram nos desfiles do Carnaval de 2020 participaram, na noite de quarta-feira, do terceiro encontro promovido para debates segmentados sobre critérios de julgamento dos desfiles. Além do professor Pérsio Gomide Brasil, que julgava Enredo e faleceu recentemente, apenas dois outros jurados não puderam comparecer ao plenário Prefeito Eduardo Paes, na Cidade do Samba, alegando motivos particulares. O corpo do júri terá 45 especialistas (cinco por quesito).

 

“Faremos os ajustes necessários, reconhecendo que a decisão do colegiado tem sido incontestável, pois o grande público e a crítica especializada vêm concordando, ao menos, com a escolha da escola campeã. Existem outras divergências, mas isso é natural. Os nomes serão anunciados, sem mistérios ou segredos. Assim como as justificativas, que virão a público antes do Sábado das Campeãs”, afirmou o presidente Jorge Perlingeiro.

 

O coordenador de Julgadores, Júlio César Guimarães, acrescentou: “Nossos objetivos são modernizar, democratizar e tornar os critérios de julgamento o mais transparente possível. Se a plenária decidir que algumas mudanças devam ser implantadas já no Carnaval de 2022, elas serão debatidas e fixadas com os julgadores no curso que faremos, semanas antes dos desfiles”. (carnavalesco.com.br).

 

*************************************************************

“Aqui distante de ti fica tudo esquisito
Feito café com sal
Leite com pimenta, andiroba no mingau
Eu preciso voltar pra perto deste olhar bonito…”

Zé Miguel

*************************************************************

 

Convidadas

Cantoras Patrícia Bastos e Silmara Lobato são as convidadas do projeto Jazz na Calçada, de sábado (23), junto com o Coletivo Poéticos as Juremas e o Coletivo Jazz Amapá.

O evento acontece todos os sábados, na calçada do Mestre Tiago, na av: Clodóvio Coelho entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva – Trem, a partir das 17h.

 

Cantoria

Nesta sexta (22) tem show dos cantadores Osmar Júnior e Zé Miguel, no Rancho Espora de Ouro (antigo Pesque e Pague) em Fazendinha, a partir das 20h. Laura do Marabaixo e Albe Matos são os convidados. Informações: 98121-6999.

 

Premiada

A bisneta de Gestrudes Saturnino, Lorrany Mendes de 15 anos de idade, foi premiada no Edital ‘Maestro Siney Sabóia, realizado pela Secult.

Lorrany é cantadeira e dançadeira de Marabaixo da Favela, com participação em diversos eventos, campeã do 1º Festival Cantando Marabaixo, em 2016, realizado pelo Movimento Nação Marabaixeira e outras qualidades. Parabéns.

 

Poesia e música

Poeta amapaense, Pedro Stkls, tem um belo projeto que junta poesia e música com muita qualidade.

O talentoso artista tem uma linguagem regional em suas obras com pitadas do tempero amazônico.

 

‘Griô’

Título da exposição que o Projeto Entre Artes está realizando no Sesc Araxá. A autora é a artista Maria Paula Marques. A exposição fica até 12 de novembro, das 8h às 18h.

 

Ficou top

A música ‘Pérola Azulada’ gravada pelo grupo Gente de Casa, na versão samba, ficou top. A obra é autoria de Zé Miguel e Joãozinho Gomes.

 

Homenagem

Império da Zona Norte vai homenagear o poeta compositor amapaense, Ilan do Laguinho, no próximo carnaval.

Vários artistas já confirmaram participação, como prova de carinho, respeito e às obras de Ilan.