Heraldo Almeida

Macapá ganha o Dia Municipal do Samba Illan do Laguinho


A 35ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, teve dentro da pauta a cultura amapaense, mais especificamente o samba Tucuju.

 

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 144/2021 CMM, de autoria do vereador Claudiomar Rosa (AVANTE), que institui o dia 02 de dezembro, como o “Dia Municipal do Samba Illan do Laguinho”.

 

Esta data é festejada a nível nacional e estadual, e a partir deste PL, passa a ser parte do calendário oficial de eventos do município de Macapá, tornando um dia especial para realizações de palestras, reuniões, debates, encontros, audiências, campanhas, comemorações, painéis, workshops, entre outras atividades semelhantes, congêneres ou similares podendo também  realizar atividades em conjunto com entidades, órgão, organizações, sindicatos, empresas, associações ou fundações, sejam governamentais e/ou não-governamentais, inclusive assinar convênios, de acordo com o interesse Público Municipal.

 

O dia 02 de dezembro marca a visita de Ary Barroso ao Estado da Bahia, no dia 02 de dezembro, foi o evento para que esta data passasse a ser celebrada como o Dia do Samba, em Salvador, tornando-se este dia, uma celebração nacional.

 

O Projeto de Lei faz homenagem a Illan do Laguinho, músico e compositor, que tem sua história escrita em versos e prosas pelo bairro do Laguinho, onde nasceu e construiu sua trajetória.

 

Illan foi compositor de diversos sambas de enredo para as escolas de samba no Amapá e se tornou vencedor de grandes festivais de samba e pagode, além de participar da ala de compositores da agremiação carnavalesca do Rio de Janeiro, Imperatriz Leopoldinense. O projeto de lei segue para sanção do prefeito de Macapá. (Cláudio Rogério).

 

***********************************************************

Meu coração tropical
Amanheceu batucando por você
Eu não sou anormal
Aqui do outro lado do Brasil

Osmar Júnior

***********************************************************

 

‘Corpo Fechado’

É o título da música do cantador da Amazônia, Nonato Santos, já no repertório do novo disco. No aguardo.

 

34 anos

Nesta quinta (25) é comemorado o aniversários dos 34 anos da União dos Negros do Amapá – UNA. Tem muito pra festejar. Parabéns.

 

Bregaço

Na sexta (26) é dia de ouvir os melhores bregas com Mauro Cota, de sua autoria e de outros artistas, no Vila Nova Shopping, a partir das 19h (av: Presidente Vargas – Centro). Agenda aí.

 

Encerramento

Nesta quinta (25) é o encerramento das apresentações das comunidades quilombolas do Amapá, no Centro de Cultura, na programação do Encontro dos Tambores, a partir das 19h. São elas:
Roda de Capoeira, Paulinho Bastos, cerimônia de aniversário da UNA, Marabaixo Os Guardiões, Bloco Kulembé, Bumba Meu Boi Cavaleiro de São Jorge, Piratas Estilizados, Banda Afro Brasil e Zimba do Cunani.

 

‘Empretecer’

Diretoria da Beija-Flor diz que a mensagem do samba para o carnaval 2022 é empretecer o pensamento, valorizando as contribuições do negro e enaltecendo seu lugar de fala.

 

‘Mandingueiro do Norte’

Título da música do festivaleiro Chermont Júnior, classificada no 46º Festival Nacional de MPB, em Ilha Solteira – SP, nos dias 2 e 3 de dezembro.

 

Emissariando

Helinho Moreno é o intérprete oficial de Emissários da Cegonha para o próximo carnaval, e foi quem gravou o novo samba. Ele foi campeão pela escola no carnaval passado.