Heraldo Almeida

Mazagão Velho: berço da cultura amapaense


Mazagão Velho é um lugar cheio de encantos e rico em manifestações culturais, é lá que narramos o início da morada da história cultural amapaense, guardada há mais de dois séculos de vida no coração daquele povo.

O rio Mutuacá é o registro do início desse berço cultural, vindo de mar abaixo lá das bandas da mãe África, as danças das senzalas trouxeram em navios negreiros as maravilhas dos irmãos calejados da luta, grandes movimentos que expressam a arte e fincaram no Amapá a nossa maior manifestação cultura que é o Marabaixo, dança que perpetua nossa raiz folclórica. Essa expressão virou mania em todo o estado, mas foi no pátio da cidade de Mazagão Velho a criação dessa história.

Todo dia 23 de janeiro, Mazagão Velho festeja seu aniversário de cultura, recordando os momentos de conquistas trazidas dos Marrocos e que se instalaram aqui na nossa terra por volta de 1771, fincando o coração na vila que passou também a se denominar Mazagão, em homenagem à terra africana. Das várias contribuições marroquinas, existe a Festa de São Tiago, realizada todos os anos em Mazagão Velho.

Vários projetos e movimentos artístico-culturais defendem a sustentam a bandeira da tradição histórica do povo de Mazagão Velho como o marabaixo, grupos de dança, teatro, artesanato, artes plásticas, histórias, vídeos, ladainhas, festas religiosas, gravações de CD’s e outras manifestações de resistência cultural do povo da terra do padroeiro, São Tiago, filho daquele lugar que respira cultura.

 

 

TRADIÇÃO: É a continuidade ou permanência de uma doutrina, visão de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento. Ao nível da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas e leis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura.

 

 

Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais

Caetano Veloso

 

Tradição
Domingo (8) o projeto Tradição vai apresentar o grupo Berço do Marabaixo, na Casa de Cultura Sankofa, a partir das 18h. Na rua Beira Rio (Santa Inês). Informações: 99101-2881.

 

‘Noites Quentes’
Nome do projeto musical realizado pelo cantor e compositor amapaense, João Amorim, com músicas autorais do artista e outras composições.

 

Festivais
Escolas de samba do Rio de Janeiro (grupo especial) estão realizando seus festivais de sambas-enredo para o carnaval de 2022.

 

Vendas
Liesa/RJ iniciou a venda de camarotes e ingressos para os dois dias de desfiles (27 e 28/02) na Sapucaí, em 2022. Confira no site www.liesa.com.br.

 

‘Beatos Cabanos’
Nome de um belo projeto dos artistas Osmar Júnior, Marven Junius e Bruno Muniz, que junta a música e a poesia. Uma valorização da arte como um todo.

 

‘Mordaça’
Cantora e compositora, Samantha Mainine lançou seu novo single ‘Mordaça’, já nas plataformas digitais da artista e vídeo clipe, no YouTube.
A canção traz um lado mais denso, uma letra que aborda as diversas amarras sociais e afetivas que uma pessoa carrega no seu íntimo. #ConfereLá.

 

‘Orgulho Meu’
Título de um dos sambas do cantor e compositor Carlos Pirú em homenagem ao Laguinho, bairro onde nasceu. “Orgulho meu que eu canto agora/onde eu nasci/ me criei/ Laguinho tem muita história…”.