Heraldo Almeida

O Mundo Pela Janela


Ilustrada pela premiada artista plástica Thais Linhares, a obra fala da pandemia da Covid-19 de maneira sutil: o vírus é citado como monstros que acabaram de chegar. Embora se refira ao momento atual, ‘O Mundo Pela Janela’ não se limita, já que a sensação de tédio e a saudade dos amigos pode se repetir em diversas outras ocasiões.

 

Este é o 133º livro de Regina Drummond, neta do consagrado poeta brasileiro Carlos Drummund de Andrade. Entre os lançamentos, já recebeu prêmios e destaques, entre eles o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Nascida em Minas Gerais, Regina Drummond é formada em Língua e Literatura Francesas. Atualmente mora em algum lugar entre São Paulo, no Brasil, e Munique, na Alemanha.

 

Trata-se de uma obra para crianças a partir dos 5 anos, em versos rimados, que fala da pandemia de um jeito sutil: as crianças estão presas em casa, tristes e sozinhas, se sentindo como passarinhos na gaiola, enquanto, lá fora, os monstros atacam sem dó. As belas ilustrações da premiada ilustradora e artista plástica Thais Linhares complementam a obra.

 

Regina Drummond é mineira. Mora em algum lugar entre São Paulo, no Brasil, e Munique, na Alemanha, mas vive mesmo é viajando pelo mundo afora. É pós-graduanda em Literatura Infantil e Juvenil na UCAM e fala francês, inglês e alemão. Além de ser autora de mais de 130 livros, Regina também é tradutora, mas o que ela mais gosta é de contar histórias. Sua obra já recebeu prêmios e destaques, entre eles o ‘Prêmio Jabuti’, da Câmara Brasileira do Livro como editora e uma indicação para o mesmo prêmio como autora; selos ‘Altamente Recomendável’ e ‘Acervo Básico’, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; além de terem sido traduzidos para outros idiomas. (Gabriela kugelmeier).

 

***************************************************

Pra dançar Marabaixo
Não é preciso requebrar
Mais há de se ter cuidado
Pra sandália não engatar

Aldo Moreira/Joãozinho Gomes

***************************************************

 

Reuniões

Diretoria do Conselho de Política Cultural definiu seu calendário das reuniões setoriais para a eleição do Conselho, Biênio 2021/2022.

Agenda: Dança – 13/08, às 18h; Teatro – 13/08, às 20h; Audiovisual – 14/08, às10h; Capoeira – 14/08, às 14h; Artes Visuais – 14/08, às 16h; Literatura – 14/08, às 18h; Artesanato – 21/08, às 8h; Marabaixo – 21/08, às 10h; Cultura Gospel – 21/08, às 14h; Música – 21/08, às 16h, Cultura Quilombola e Festas Tradicionais e mais Cultura Popular e Afrodescendentes – 21/08, às 18h. O local das reuniões é na quadra de esportes do Colégio Amapaense (em frente à Praça da Bandeira – Centro).

 

‘Açaí Fruta Mãe’

Título da poesia cantada de Negra Áurea, já disponível em seu canal no YouTube.

“Uma referência ao açaí, dando a ele a importância de fruta mãe, por ser responsável pela base alimentar da população nortista”, disse a artista.

 

‘Prece à Samaúma’

Título do mais novo poema de Joãozinho Gomes, que está sendo musicado pela compositora Simone Guimarães.

Um dos versos da obra: “Sagrada árvore neste agora alvorecer/Feito uma filha que acaba de nascer/Venho à sua sapupema me benzer/E sob a chuva de sua paina agradecer…”.

 

Novidades

Cantor e compositor Roni Moraes, avisando que logo estará lançando mais um belo projeto, pois está produzindo novas canções. Vamos aguardar as novidades.

 

‘Lumiar’

Cantor e compositor amapaense, Cley Lunna vai realizar a Live Lumiar, nesta quarta (11), às 20h, pela sua página, no Youtube.

 

‘Poemas Escolhidos’

São 41 poetas tucujus reunidos na coletânea ‘Literatura Amapaense – Poemas Escolhidos’, apresentando 205 belos poemas com alma de nosso povo.

O livro está disponível no site da livraria virtual www.amazon.com.com.

 

‘Mistério de Safira’

Título do novo livro do escritor e poeta Ricardo Pontes, lançado em Ebook, e já disponível nas plataformas digitais. O autor anuncia que até março de 2021 a obra ‘Mistério de Safira’ vai virar livro de papel.