Heraldo Almeida

O que é Consciência Negra?


Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. No Brasil, há uma data para celebrá-la: 20 de novembro que, além de homenagear as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo estrutural no país.

 

Sua origem remonta aos anos 70, com o surgimento de alguns grupos de luta contra o racismo, como o Grupo Palmares, localizado em Porto Alegre (RS) e ligado a um quilombo, e o Movimento Negro Unificado. Eles estudavam e apreciavam a cultura e a literatura negra, pesquisavam e dialogavam com outros ativistas, também inspirados pela luta anti-apartheid que era travada à época na África do Sul, e passaram a promover ações para pensar a consciência negra e o combate ao racismo.

 

A data faz parte do calendário escolar desde 2003 e, em 2011, foi instituída em todo o Brasil pela Lei n.º 12.519. Apesar de não ser um feriado nacional, alguns estados e municípios a adotaram como sendo.

 

O dia 20 de novembro foi escolhido por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder daquele que foi um dos maiores quilombos do país, o Quilombo de Palmares, na Serra da Barriga, na ocasião, vinculada à capitania de Pernambuco. Sua morte se deu em 1695, em uma emboscada. Ao lado de Dandara dos Palmares e Tereza de Benguela, Zumbi tornou-se um dos maiores símbolos de luta e resistência contra a escravidão. (https://educacaointegral.org.br/).

 

************************************************************

Noite lua cheia de verão
Trapiche, beira rio inspiração
Macapá é madrugada
Minha doce namorada

Newton Batista/Zeco Penna

************************************************************

 

Estúdio 2

Nesta sexta (19) o programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9) será transmitido do Centro de Cultura Negra – Laguinho, das 16h às 19h. Na pauta, a programação do Encontro dos Tambores. Sintonize.

 

Concurso

Os tradicionais concursos O Mais Belo Negro, A Mais Bela Negra e a Diversidade, vão acontecer, nesta sexta (19), a partir das 19h, no Centro de Cultura Negra – Laguinho. O evento faz parte da programação do Encontro dos Tambores.

 

Eleição

Conselho de Cultura realiza eleição dos representantes dos segmentos artístico-culturais, no domingo (21), das 8h às 17h, na Escola de Música Walquíria Lima.

 

Candidato

Cantor e compositor amapaense, Clay San é candidato ao Conselho Estadual de Cultura, pelo segmento da música, onde milita há 30 anos. Boa sorte.

 

Música

Cantora Sandra Lima é uma daquelas que encanta as noites macapaenses com sua musicalidade e bela voz.

Sempre simpática, vem agradando o público que curte seu seleto repertório.

 

O retorno

Cantora Gal Costa se manifestou  antes de retornar ao palco, essa semana: “A música me curou e me salvou muitas vezes, me traz energia, me alimenta e me dá equilíbrio. Estava com saudades do frio na barriga antes de entrar no palco até o show começar”.

 

Referência

Artista plástico amapaense, Vagner Ribeiro é um guerreiro no comando da galeria de Arte Samaúma. Pra ele não tem tempo e nem obstáculos. Enfrenta qualquer desafio para mostrar suas belas obras. Parabéns.