Heraldo Almeida

Oneide Bastos: “Sou uma caboca da Amazônia”


Uma cantora de voz aveludada e timbre perfeito que mora bem no meio da floresta verde esperança. Com um jeito tucuju de gente da beira do rio, que tem um cantar que se confunde com o cantar dos pássaros cantadores que nos saúdam a cada amanhecer nos convidando para mais um dia de vida livre.
Oneide Bastos é amapaense da gema e faz questão de falar: “eu não tenho vergonha de dizer que sou amapaense e assumir minha identidade artística de caboca tucuju”.
Oneide mergulhou na vida musical desde criança, nos festivais e bailes infantis já cantarolava as canções de sucesso no movimento da MPB. Ela passou por vários grupos musicais, corais (Vozes do Amapá) e outros. De 1977 a 1982 emprestou sua voz ao grupo Seomo, mas nunca deixou de participar de outros momentos. Em 1989 realizou um vôo mais alto em uma turnê pela Guiana Francesa.
Em 1992, Oneide Bastos gravou seu primeiro ensaio musical com parceiros paraenses no disco, em LP, intitulado ‘Tempero Regional’. Em 1994, surge seu primeiro disco, “Mururé”, gravado inicialmente em LP e depois prensado numa edição em CD. O disco recebeu inúmeros prêmios e elogios do público e da crítica, tendo merecido até um poema do escritor e poeta Luiz Alberto Costa Guedes, da Academia Amapaense de Letras. Em 1996 participou do 1º Especial de Música Popular da Amazônia, produzido pela Amazon Sat e Amapá FM. Em 1997, teve participação especial no show ‘As Mulheres Cantam o Amapá’, idealizado pelo produtor Luciano Santos.
Oneide Bastos também foi intérprete dos grupos Trio da Terra, Sonora Brasil e do Projeto Água. Entre 1991 e 2002, foi uma das protagonistas do musical ‘Meu Último Tango’, onde contracenou com o bailarino de nível internacional, Agessandro Rego. Em 2001, com o espetáculo ‘O show’, resgata e valoriza a música brasileira produzida entre 1930 e 2000. O último disco lançado pela artista foi ‘Quando Bate o Tambor’, em homenagem aos sons e ritmos da Amazônia. Ela já está gravando um novo projeto.

 

 

CANÍCULA: Canícula é um termo que designa períodos de ondas de calor em geral associadas à presença circulações atmosféricas anticiclônicas quase estacionárias, encontradas durante eventos de bloqueio atmosférico.

 

 

Meu coração menino
Trás no peito um beija flor
A procura de ninho
Voando atrás do teu amor
Beto Oscar e Helder Brandão

 

 

Músicas classificadas
Fumcult divulgou a lista das 20 músicas classificadas para o 1º Festival da Canção Macapaense, que vai acontecer de 29 a 31 de agosto.
Músicas: Pororoca (Sabrina Zahara); Nega Jolie (Amadeu Cavalcante); Macunaíma (Nonato Soledade); Retrato de Abril (Helder Brandão); Canícula (Ronilson Mendes); No Pé do Tambor (Zaqueu Santos); Lanterna Chinesa (Nitai Santana); Nega do Curiaú (Lucélia Torres); Jardineiro Cantor (Harinama Sukhi); Avepoema (Aroldo Pedrosa); Uirapuru (Rafael Senra); Sina(l) dos Tempos (Carol); Amazônia Meu País (Cley Lunna); Corpo Fechado (Nonato Santos); Mobília (Banda Desiderare); Estradas Festivaleiras (Chermont Júnior); Meu Raio de Sol (Letícia Sfair); Cantoria da Chuva (Bruno Muniz); Oração (João Amorim); Um Açaí Para Arrematar (Lene balieiro). Mais informações no site www.fumcult.macapa.gov.br.

 

‘Mal de Amor’
Título da música de Val Milhomem e Joãozinho Gomes, gravada no ritmo do samba, pelo grupo amapaense, Gente de Casa.
O lançamento está agendado para a sexta (13) no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), às 16h.

 

Luto
Faleceu na quarta (4), vítima de um mal súbito, o diretor de carnaval da Liesap, Alexandre Evangelista. Carnaval de luto.

 

Blocos
A Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá – LIBA, definiu o dia que vai realizar a sua live, 11 de setembro.

 

‘Meio do Mundo’
Cantador da Amazônia, Nonato Santos lançando músicas de seu novo disco e nos enviou ‘Festa no Meio do Mundo’, bela música. “Tem festa no meio do mundo, é pra lá que eu vou, que eu vou me mandar…”.

 

Pesquisa
Produtora cultural e pesquisadora brasileira, Cris Rangel está realizando uma pesquisa de levantamento sobre programadores, radialistas, rádios educativas e rádios web que pautem a música independente produzida no Brasil.

o projeto é uma proposta da Feira Internacional da Música do Sul, com o objetivo de conhecer os espaços de radiodifusão que falam de música independente. Mais informação acesse https://www.fims.com.br/.

 

‘Eletrocarimbó’
Título do novo disco da cantora Lia Sophia, já disponível em todas as plataformas digitais. Um repertório refinado e uma rítmica que só a Amazônia sabe oferecer.