Heraldo Almeida

Os bastidores da luta contra a escravidão


A Redenção de Antônio Bento é a primeira biografia de um dos maiores abolicionistas brasileiros. De impressionante atualidade a obra mostra a saga do humanista Antônio Bento, da metade do século XIX, que lutou contra a escravidão, o racismo, a falta de assistência aos menos favorecidos, a corrupção no sistema político, a mídia corrompida e a injustiça social.

A obra é uma homenagem ao herói e também esclarece diversas controvérsias sobre a vida de Antônio Bento. Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro (economista paulista, bacharel em Direito e empresário), bisneto direto do biografado, e a professora paulist a Débora Fiuza de Figueiredo Orsi (editora, redatora e revisora), apresentam o produto de 10 anos de uma pesquisa profunda e criteriosa com fontes primárias. Enriqueceu a produção a viúva de Antônio Bento, dona Benedicta Amélia, que criou o pai do autor e se constituiu na ponte de gerações ao transmitir esses registros históricos.

Com endosso do sociólogo e político Florestan Fernandes (1920 – 1995), o lançamento relata a luta contra a escravidão de uma São Paulo na qual prevaleciam os interesses dos escravagistas.

Os bastidores da organização dos Caifazes, movimento abolicionista paulistano, também são destaque na obra, já que Antônio Bento assumiu a liderança da ação após a morte do poeta Luís Gama. O volume é rico em fotos, memórias e documentos da vida do juiz considerado “o John Brown brasileiro” por um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Nabuco. O livro contém mais de 300 referências bibliográficas consultadas, mas as principais são as da imprensa de Antônio Bento, como o jornal A Redempçãode 1887 a 1899, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A Redenção de Antônio Bento é uma obra atemporal que provoca reflexão sobre os dias atuais. Uma verdadeira homenagem ao herói que também esclarece vários pontos controversos sobre sua vida. (Gabriela Kugelmeier – Link de venda www.antoniobento.com e  https://amzn.to/2XOyjig).

 

 

CURUPIRA: Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Ele é uma entidade das matas, um moleque de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal é os pés virados para trás.

 

Já aprendi voar dentro de você
Ancorar no espaço
Ao sentir cansaço
Ossos da jornada…
Zé Miguel/Joãozinho Gomes
 

 

‘Cantando Aqui’

Título da nova música de Osmar Júnior, lançada nesta quarta (20), no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9).
Foi gravada pelos artistas do Movimento Costa Norte (Amadeu Cavalcante, Val Milhomem, Zé Miguel e Osmar Júnior). Tocada pelos músicos Taronga, Cléverson Baía, Piska Martins, Walber Silva e Fabinho Mont’Alverne.

 

Avaliação

Secretário Aluízio Carvalho (Seafro), diz que 2020 foi um ano difícil, por causa da pandemia, mas a secretaria criou condições para desenvolver alguns projetos. A distribuição de alimentos para 40 comunidades quilombolas foi um dos destaques.
“Numa articulação com a Secult, lançamos pela Lei Aldir Blanc, um Edital específico para a Semana da Consciência Negra, envolvendo cerca de 120 artistas negros. Em fevereiro esses contemplados estarão recebendo os recursos e, conseqüentemente, se apresentando on line”, concluiu o secretário.

 

Reforma

Secretário Aluízio Carvalho (Seafro), também informou que está no calendário da Seinf, desde o início do ano passado, a reforma do Centro de Cultura Negra (sede da UNA).  O secretário Alcyr Matos deve se pronunciar em breve.

 

‘Morena Brejeira’

Amapaense Patrícia Bastos e outras artistas brasileiras, foram convidadas pela cantora e compositora paraense, Sabah Moraes, para gravar a música ‘Morena Brejeira’. A canção já está disponível nas plataformas digitais. https://youtu.be/q_8XNME0byo. #ConfereLá.

 

Referência

Professora Laura do Marabaixo é um dos destaques da nova geração de mulheres marabaixeiras amapaenses.

Compositora de ladrão de marabaixo, cantadeira, dançadeira, tocadeira de caixa de marabaixo e tambor de batuque. É completa nesse segmento.

 

Música

O pianista, compositor e arranjador brasileiro Ricardo Bacelar, lançou o single ‘Nada Será Como Antes’ (música de Milton Nascimento/Ronaldo Bastos).

Participação especial da pianista, cantora e compositora, Delia Fischer. Baixe o álbum e ouça pelo: http://ricardobacelar.com.br/discografia/ao-vivo-no-rio.

 

‘Eu Vim do Mar’

Título da música do compositor amapaense, Paulinho Bastos, gravada pela paulista Mari Furquim, em seu 1º disco ‘Princesa de Iaocá’.

A canção tem participação especial da cantora amapaense, Patrícia Bastos, com produção de Dante Ozetti.
Extraordinário

O músico brasileiro Yamandu Costa, é uma excepcionalidade na arte de tocar violão com tanta técnica, improvisação, harmonia e perfeição.

O gênio gaúcho toca o instrumento de uma maneira diferente e as músicas executadas ficam mais ricas com seus arranjos de momento. #Extraordinário.