Heraldo Almeida

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque


O Parque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará, com território distribuído pelos municípios de Almeirim, Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Pracuuba e Serra do Navio.

 

Limita-se ao norte com a Guiana Francesa e com a República do Suriname, estando conectado, através do território ultramarino francês da Guiana Francesa, à Comunidade Européia. Desta maneira, Montanhas do Tumucumaque integra, junto aos parques nacionais da Serra do Divisor, do Cabo Orange, do Pico da Neblina e do Monte Roraima, o conjunto de Parques Nacionais fronteiriços da Amazônia brasileira.

 

Com uma área de 3. 846. 429,40 ha (38 464 km² ou 8,78 milhões de acres) e um perímetro de 1 921,48 km, Montanhas do Tumucumaque é o maior parque nacional do Brasil e o maior em florestas tropicais do mundo. Foi criado com a finalidade de assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica, bem como proporcionar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, de recreação e turismo ecológico.

 

O parque Montanhas do Tumucumaque foi criado através de decreto emitido pela Presidência da República, em 22 de agosto de 2002. As terras do parque pertenciam ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Um estudo técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizado em parceria com o INCRA, segundo indicações do Programa Nacional de Diversidade Biológica (PRONABIO) do Ministério do Meio Ambiente, mapeou a região do parque indentificando-a como prioritária para a manutenção da biodiversidade.

 

O plano de manejo da unidade de conservação foi publicado em 10 de março de 2010 por meio da Portaria de número 28/2010 do ICMBio. Com colaboração de Luiz Antonio Ferreira Maranhão, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque não iclui o Município de Pracuuba e a dimensão correta do Parque é de 3.843.429 ha ou 38.464 km². Um dado interessante é Por exemplo: Do município do Oiapoque o Parque abrange 73,4% e do município de Laranjal do Jarí 52 % (Plano de Manejo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque).

 

************************************************

Sim, eu tenho a cara do Saci
O sabor do tucumã
Tenho as asas do Curió
E namoro cunhantã

Nilson Chaves

************************************************

 

 

Mauro Guilherme

Secult publicou, semana passada, o Edital Mauro Guilherme (Lei Aldir Blanc)  para premiar 385 projetos artísticos/culturais do Amapá. Inscrições abertas.

 

Editais

Fumcult lançou três Editais da lei Aldir Blanc para artistas que atuam no município de Macapá.

Editais: Novos Talentos, Arte Presente e Manutenção dos Espaços Culturais no Município de Macapá. Inscrições até o dia 18 de novembro pelo site www.fumcult.macapa.ap.gov.br.

 

Lançamento

Dia 27 de novembro tem lançamento do EP Canícula Blues, do Trio Canícula Blues, no Bar do Vila (rua Mendonça Furtado – Centro, a partir das 21h. Agenda aí.

 

Agenda

Confira a agenda do Encontro dos Tambores, no Centro de Cultura Negra, na sexta (19): Concursos – Mais Bela Negra, Mais Belo Negro e Beleza Diversidade, apresentação do Grupo Kazumba Akele (poesia) e o show da cantora Mayara Braga.

 

1º lugar

Mangueira continua em 1º lugar no ranking das escolas de samba do Rio de Janeiro, com 64 pontos. Em 2º vem a Portela e em 3º lugar o Salgueiro.

 

Juventude

Projeto Marabaixo da Juventude é formado por um grupo de jovens de vários bairros, ligados às comunidades negras e famílias tradicionais do Amapá.

Essa ‘garotada’ continua fortalecendo e perpetuando a cultura do povo tucuju. O Marabaixo.

 

‘Todas as Luas’

Título de um dos discos (CD) do cantor e compositor amapaense Nivito Guedes.

Uma ótima pedida pra ouvir em casa e “São Jusa” é uma das canções de destaque desse projeto. Aconselho.