Heraldo Almeida

Projeto de Lei cria o Dia Municipal do Marabaixo


A Câmara Municipal de Macapá aprovou no dia 17 de junho, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Dudu Tavares (PDT) que cria o Dia Municipal do Marabaixo, em 16 de junho, e ainda, eleva o Marabaixo, e sua manifestação artístico-cultural, à condição de patrimônio cultural imaterial do Município de Macapá. O PL segue para sanção do prefeito Antônio Furlan.

 

O parlamentar destacou que a aprovação da matéria valoriza e protege as comunidades tradicionais, mulheres e homens que vestem colorido e com o sorriso no rosto mantém viva a cultura ancestral de um povo que fez e ainda faz muito para Macapá.

 

“Trata-se do reconhecimento dessa cultura secular, das saias rodadas, da gengibirra, do sorriso solto e da alegria que o nosso povo transmite quando dança em reverência a Deus e ao Divino Espírito Santo e santíssima Trindade, mostrando a nossa fé. Agora Macapá tem um dia para reverenciar a mais autentica manifestação cultural do nosso município e do nosso estado”, destacou o vereador.

 

De acordo com o texto do projeto, para aplicar a Lei, caberá a prefeitura de Macapá fomentar e apoiar as manifestações culturais do Marabaixo, incluindo no calendário Municipal de eventos do município e dar prioridade na celebração de convênios e aporte de recursos. Além disso, a prefeitura deverá promover e proteger as características atuais da manifestação cultural para impedir censuras que tragam perda da essência natural da tradição. (Ascom/Dudu Tavares).

 

***************************************************************

Quando te vi chegando, morena
Tão bonito que era
Eu vi o sol e a lua trazendo
As cores da primavera

Nilson Chaves

***************************************************************

 

Carnaval tucuju

Presidente da Liesap, Lizete Jardim entregou ao secretário de cultura, Evandro Milhomem, o projeto do carnaval 2022, na semana passada.

Até o momento nenhuma informação sobre o calendário do próximo desfile, prestação de contas de 2020 e reuniões de planejamento. E o tempo passando.

 

Filme premiado

O premiado filme amapaense, Açaí, foi lançado no sábado (19), e já está no catálogo da Wolo TV para ser exibido em todo o país. A Wolo é uma plataforma de streaming que contempla a diversidade da produção brasileira.

 

Parabéns

Mesmo com a pandemia o segmento da cultura junina não parou e está realizando seus projetos, através de live’s. A pandemia não pode ser desculpa para não trabalhar. Parabéns, aos quadrilheiros juninos do Amapá.

 

30 anos

Em setembro de 2021 o ‘Projeto Sambarte’ vai completar 30 anos de criação. Iniciou com o 1º Festival de Samba e Pagode do Amapá, em 1991. Vai ter comemoração.

 

Novidade

Sambista amapaense, Nonato Soledade informa que o Grupo Sambarte está trabalhando no repertório do novo disco. Logo teremos mais informações.

 

‘Açaí Fruta Mãe’

Título da poesia cantada de Negra Áurea, já disponível em seu canal no YouTube. “Uma referência ao açaí, dando a ele a importância de fruta mãe, por ser responsável pela base alimentar da população nortista”, disse a artista.

 

Lugar sagrado

Cantor e compositor amapaense, Roni Moraes está avisando que logo estará lançando o seu mais novo disco, ‘Amazônia Lugar Sagrado’. Vamos aguardar que vem boas novidades por aí.