Heraldo Almeida

Rambolde Campos: ‘Macapá, amor à primeira vista’


Rambolde Campos é um nordestino de Natal (RN), com cara de amapaense, uma verdadeira mistura de gente que nasce no Brasil, onde a identidade geográfica musical pouco importa, pois, é no sabor do cancioneiro brasileiro que se ama o que se vive.

O cantor e compositor, Rambolde Cavalcante Campos, artisticamente conhecido como Rambolde Campos, decidiu registrar a própria carreira musical com um projeto de cantador autoral. E deu o nome de “Rambolde 30 anos”, uma coletânea de 30 músicas, onde dez são inéditas, fazendo parte de um álbum duplo especialmente produzido para celebrar a trajetória desse filho potiguar, de Natal (RG), que um dia escolheu as terras tucujus pra morar, bem no comecinho dos anos 80. Desembarcou em Macapá, escorado em um violão e na bagagem, uma penca de sonhos, com sons e ritmos brasileiros. Foi amor à primeira vista. Esse amor já dura mais de dez anos e desse casamento, resultaram dezenas de composições próprias e com outros parceiros de outras paragens, como a canção “Nós passa vida”, feita com Osmar Júnior, um dos maiores compositores e letristas da Amazônia.

Sua cidade de nascimento é Cabugi, alguns quilômetros do município de Lages Pintadas (RG), lá Rambolde cresceu ouvindo o pai dele interpretar no assobio os clássicos de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Apesar de muito jovem, Rambolde já entendia o que o “Véio Lua” queria dizer com “terra ardendo qual fogueira de São João”. Era a seca castigando o povo nordestino. E a desolação era tamanha que até mesmo a Asa Branca, não suportando o braseiro, tinha batido asas do sertão. Foram as canções de Luiz Gonzaga que serviram de inspiração para o cantor.

Atendendo a convites de parentes, que já moravam em Macapá, aos 20 anos de idade, Rambolde Campos, desembarcou em terras tucujus “pra passar alguns dias”, apenas para rever tios e primos e conhecer a terra em que eles moravam há bastante tempo. “Meu tio foi pioneiro em Macapá. “Eu, em Natal, ouvia muito falar dessa cidade, do povo bom e hospitaleiro, e das riquezas naturais que aqui, se gundo afirmavam, existiam em abundância. E ainda existem como a gente pode ver, e me apaixonei imediatamente”, finalizou Rambolde.
.

 

CARROÇA: É um meio de transporte que antecede ao advento dos veículos a vapor. Movida por tração humana] ou animal, a carroça era o meio de transporte mais utilizado para os deslocamentos de carga de um lugar a outro. Hoje em dia, é pouco comum o uso de carroças no trânsito de grandes centros urbanos, sendo até chamadas de “charretes”. As carroças são utilizadas mais freqüentemente no meio rural.

 

***************************************

Meu caro amigo me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita

Chico Buarque/Francis Hime

***************************************

 

  • Estreia

Cantor João Neves, filho de Rionegro, da dupla com Solimões, mostra todo talento que herdou do pai, em sua iniciante carreira.
O artista fez seu primeiro show pela Live, no sábado (8), em seu canal oficial no YouTube. No repertório, a influência sertaneja e a sonoridade jovem do country rock.

 

  • Inédito

Maracatu da Favela foi aprovado no “Edital Circula Amapá”, do governo do Estado. É a primeira vez que uma escola de samba amapaense é habilitada em um Edital. Fato inédito pra servir de exemplo.

 

  • União

Poeta Joãozinho Gomes e o cantor e compositor Amadeu Cavalcante, compuseram uma parceria musical denominada ‘União’. Aconselho ouvir no canal de Amadeu (YouTube). “Um homem só faz verão, imaginai um milhão…”

 

  • Poço do Mato

O Poço do Mato existiu, sim. Era localizado na av: padre Manoel da Nóbrega (Laguinho), entre as ruas São José e General Rondon, atrás do terreno da Caesa.
Construído em 1864 para fornecer água aos moradores do bairro, foi declarado Monumento Cultural de Macapá, através do Projeto de Lei municipal nº 037/93.

 

  • Reconhecimento

Sambista Aureliano Neck tem participação e composições em quase todas as escolas de samba do carnaval amapaense, sem falar de blocos carnavalescos.
Recebeu o título de Cidadão do Samba e perdeu a conta de quantas músicas já compôs sozinho e com parceiros. Merece nosso respeito e reconhecimento.

 

  • Orientação

Conselho de Cultura e Secult vão realizar o ‘Escuta e Orientação’ para esclarecimentos aos artistas amapaenses acerca da Lei Aldir Blanc. A reunião vai ser online, no canal youtube.com/secultamapa.

 

  • Organização

Piratas Estilizados é considerada a escola de samba mais organizada do carnaval amapaense e a mais querida. Além da realização de seus projetos, é a primeira a prestar contas dos recursos que recebe.
“Isso é básico e fundamental em qualquer instituição que tem compromisso, responsabilidade e seriedade no que se propõe a realizar”, disse o presidente Diego Armando.