Heraldo Almeida

Saiba o que é poesia


Apoesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.

O Dia Nacional da Poesia é comemorado em 14 de março, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves, em 1847. Foi conhecido como o poeta dos escravos por ter lutado arduamente pela abolição da escravatura no Brasil. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana [Salvador], em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos. Ele escreveu obras clássicas como ‘Navio Negreiro’ e ‘Espumas Flutuantes’.

A poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.

Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas: A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte. A arte é a poesia, a obra o poema e o poeta o artífice. O sentido da mensagem poética também pode ser a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.

Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem, ainda que, não necessariamente, verbal.

 

*************************************************************

Uma cidade na linha do equador
Onde Deus e a natureza derramaram o seu amor
A intimidade entre rio e a fortaleza
Emoldura sua beleza Macapá morena flor

Serginho Sales

*************************************************************

 

Acervo

A Fundação Casa de Rui Barbosa, em parceria com a VM Cultural, vai digitalizar as obras do poetinha e diplomata Vinícius de Moraes.

O trabalho deverá ter a duração aproximada de 12 meses até sua conclusão.

Ao todo, serão digitalizados mais de 10 mil documentos pertencentes ao acervo.

 

Costa Norte

Artistas do Movimento Costa Norte, Val Milhomem, Amadeu Cavalcante, Zé Miguel e Osmar Júnior, em breve, estarão com agendas de shows e o retorno do projeto.

 

Lançamento

Nesta sexta (9), às 16h, no programa O Canto da Amazônia (Diário 90,9FM), o grupo de samba ‘Gente de Casa’ estará lançando a terceira música do novo projeto: ‘Amor à Primeira Vista’. Sintonizem.

 

Festival

No sábado (10), às 17h, estreia o Festival Arte Como Respiro – Poesia Surda, no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br. #SeLiga.

 

Homenagem

Cantora e compositora, Maria Eli é autora do belo samba de exaltação, ‘Tons do Arco-Íris’.

Compôs em homenagem à sua escola do coração, Maracatu da Favela.

 

Nova geração

Cantora amapaense, Loren Cavalcante se destaca pela bela voz, cantando as temáticas regionais da Amazônia.

É da safra da nova geração da boa música brasileira.

Parabéns.

 

Novidade

Artista plástico e designer, Ralfe Braga está escrevendo sua primeira obra literária. Nela, conta um pouco de sua bela carreira artística.

Já estamos na ‘cuíra’. #aguardando.