Heraldo Almeida

Santana: a terra de Santa Ana


Santana é um município no sudeste do Amapá. É o o segundo município mais populoso do estado, Santana tem uma conurbação com o município de Macapá, a capital, formando a região metropolitana de Macapá.

A história do município de Santana em muitos aspectos aproxima-se do que ocorrera com a cidade de Macapá, no momento em que o governador do estado do Grão-Pará e Maranhão (Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado), fundou a Vila de São José de Macapá, em 4 de fevereiro de 1758. Prosseguiu viagem para a Capitania de São José do Rio Negro e deparou-se com a Ilha de Santana, situada às margem esquerda do rio Amazonas, elevando-a à categoria de povoado.

Os primeiros habitantes eram moradores de origem europeia, principalmente portugueses, mestiços vindos do Pará e índios da nação tucujus. Estes últimos vindos de aldeamentos originários do Rio Negro, chefiados por Francisco Portillo de Melo, contrabandista de pedras preciosas e escravos, que fugia das autoridades fiscais paraenses, em decorrência de estarem atuando no comércio clandestino.

Em 31 de agosto de 1981, Santana é elevada a categoria de Distrito de Macapá, através da Lei nº 153/81-PMM, sendo instalado oficialmente em 1 de janeiro de 1982, sendo o pioneiro Francisco Correa Nobre, o primeiro agente distrital.

Santana foi elevada à categoria de município através do Decreto-lei nº 7639 de 17 de dezembro de 1987. Através do Decreto (P) nº 0894 de 1 de julho de 1988, o governador Jorge Nova da Costa nomeia o professor Heitor de Azevedo Picanço, para exercer o cargo de Prefeito Interino, que estruturou a administração pública municipal, criando condições para o futuro prefeito que seria eleito diretamente pelo povo em 15 de novembro de 1988, Rosemiro Rocha Freires.

Há no município vários rios e igarapés. Os mais importantes são o rio Amazonas, rio Matapi, rio Maruanum, rio Tributário, rio Piassacá, rio Vila Nova, Igarapé do Lago e Igarapé Fortaleza.

O evento cultural de maior expressividade é a festa de ‘Santa Ana’, padroeira do lugar, que ocorre no mês de julho, precisamente no dia 27. É também festejado o Divino Espírito Santo em janeiro (02/01) e realizados em junho (dia 29) os festejos em louvor a Mãe de Deus.

 

************************

 

COLECIONADOR: Colecionador é o indivíduo ou instituição que faz coleção dos mais variados objetos, tais como selos e moedas. Exemplos: a biblioteca é uma colecionadora de livros, um museu coleciona diversas objetos. Um dos mais famosos colecionadores em todo mundo é o museu, que pode ser desde uma sala até uma enorme construção. O mais famoso museu é o Museu do Louvre em Paris. Desde sua fundação na era napoleonica até os dias atuais. Um dos mais famosos objetos de sua coleção é a Mona Lisa pintada por Leonardo da Vinci.

 

************************

Orgulho meu
Que eu canto agora
Onde nasci, me criei
Laguinho tem muita história
Carlos Pirú

 

************************

Projetando
Os cantores e compositores amapaenses, Beto Oscar e Helder Brandão, estão trabalhando um novo projeto para gravar o segundo CD da dupla.
Enquanto organizam, os artistas estão produzindo algumas músicas que fazem parte do repertório individual de cada um.

 

Alternativa
Muitos artistas da música estão buscando outras alternativas para continuarem cantando para o público, mesmo distante dele. As redes sociais estão servindo de acalanto para esses artistas.

 

‘Soneto da Ilusão’
Título de um belo poema de Bruno Muniz, do seu livro ‘Cem Versos Putos Sobre Mim’, que o artista musicou e ficou um lindo breguinha canção. “Cortejo as linhas fúteis do teu corpo, que outrora foram minhas por direito…”.

 

É hoje
Grupo de samba amapaense, Gente de Casa lança nesta sexta (9), a versão samba da música ‘Vida Boa’, do compositor e cantor, Zé Miguel.
O lançamento será no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9). Faz parte do repertório do novo disco do grupo.

 

Artesão
Amigo artesão, Ceará da Cuíca é um artista ‘de mão cheia’ (como se diz no popular). Ele junta peças sem uso em oficinas de veículos, e confecciona réplicas de instrumentos musicais. Um belo artesanato para presentear. Contato do artista 96 99177-2296.

 

‘A Rainha Perdida’
Título do livro da escritora carioca Ana Cristina Melo. A obra retrata uma sociedade distópica na qual os moradores foram privados da liberdade em troca de comida e segurança. Acesse o site e saiba mais http://bit.ly/rainhaperdida.

 

“Música e Música”
Cantor e compositor acreano, Sérgio Souto dá um recado aos seus seguidores em seu grupo no Facebook: “Meus caros amigos, o prato principal do grupo é a música. Evitem publicar nada que não seja música e música”. Recado dado.