Heraldo Almeida

Vem cá conhecer Macapá


Em homenagem a cidade de Macapá, capital do Amapá, que comemora aniversário em 4 de fevereiro, o compositor, músico, cantor e produtor amapaense, Finéias Nelluty, declara seu amor à “terrinha” com uma bela poesia musical de sua autoria:, ‘Vem Conhecer Macapá’.

 

Confira a letra

Vem cá conhecer Macapá,

curtir esse lugar que é bom pra se viver.

Vem cá, da beira rio olhar o Amazonas banhar meu forte São José.
Da Fazendinha aquela vista boa, no Curiaú tem pantanal, lagoa.

Vem Marabaixo dançar, vem no Batuque suar.

O Marco Zero vem ver, vem ver a Banda passar.

Vem ver, vem ver. Conhecer Macapá.

O Laguinho que me deu a mulata pra sambar,

passo na Tia Neném pra tomar meu tacacá.

Chega mais perto e vem provar o meu peixe com açaí, farinha do Pacuí, tempero da Tia Coló.

Tenho mais pra te mostrar, vem ver, conhecer Macapá.

 

CURICACA: Ave ciconiforme da família dos tresquiornitídeos, que ocorre da Colômbia à Terra do Fogo e em grande parte do Brasil. Tem cerca de 69 cm de comprimento e 43 cm de altura, bico longo e curvo, pescoço alaranjado, dorso cinza-esverdeado e partes inferiores negras; curicaca-comum, curicaca-de-pescoço-branco, curucaca, despertador.

 

Dos meus olhos saltam melodias
Melodias bem sentimentais
Desse choro antigo e seresteiro
No cantar passarinheiro do poeta e seus sinais
Eudes Fraga/Gonzaga Blantez

 

 

Memórias
Jornalista e pesquisador , João Lázaro (Janjão) resgata a memória adormecida do Amapá através de seu blog porta-retrato-ap.blogspot.com e uma fanpage noFaceboo).
São postagens de fotos antigas que retratam a história e a memória do Amapá. Também, são encontrados documentos, vídeos, recortes de jornais e revistas, depoimentos, narrativas e muito mais. Vale à pena dar uma espiadinha.

 

Livro

Artista plástico e designer, Ralfe Braga está escrevendo sua primeira obra literária. Ele conta um pouco de sua bela carreira artística. Já estamos na ‘cuíra’ aguardando.

 

Marabaixo

O livro do escritor Fernando Canto, sob título ‘O Marabaixo Através da História’, é uma explanação didática sobre o Marabaixo e seus rituais. “Não traz a pretensão de um artigo científico”, disse o autor. Aconselho.

 

‘Gatos Pingados’
Título do livro de minicontos da escritora Lulih Rojanski, com ilustração do artista plástico Afrane Távora. Já disponível na Banca do Dorimar (esquina da Cândido Mendes com Presidente Vargas – Centro. Corre lá.

 

‘Choro Antigo’
Título da obra musical de Eudes Fraga, em parceria com Gonzaga Blantez. Gravada pelo próprio Eudes. É mais uma bela canção para acalantar os ouvidos. Obrigado.

 

Versos
O livro: ‘Cem Versos Putos Sobre Mim’, do poeta Bruno Muniz, já está disponível em e-book por um preço bem acessível. É só acessar a página do artista no facebook.com/poetabrunomuniz e comprar seu exemplar.

 

Nova voz
O cantor amapaense Cássio Souza (Cassinho), é a nova voz do novo projeto do grupo de samba ‘Gente de Casa’.

O jovem artista foi lançado junto com a música ‘Joia Preferida’, na quarta (5), no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário 90,9FM). Parabéns.