Heraldo Almeida

Visite a exposição Griô no Sesc Araxá


Foto: Maria Paula Marques

Através do Projeto Entre Artes, o Sesc Amapá realiza a exposição “Griô!”, da artista Maria Paula Marques, que fica aberta para visitação pública até o dia 12 de novembro, na Galeria de Artes Antônio Munhoz Lopes no Sesc Araxá, das 8h às 18h.

 

Griô é um termo que faz referência àquele que preserva e perpetua as tradições de uma comunidade. Maria Paula encontrou em sua memória afetiva, a forma de expressar a magia da fala griô pela fotografia, quer dizer, contar histórias através de imagens. Desse conjunto de potentes palavras geradoras, sabedoria, lembranças e criação, nasce a exposição inspirada no cotidiano da centenária comunidade negra da Vila do Carmo do Macacoari, no município amapaense de Itaubal do Piririm, território que, no passado, pode ter sido rota de fuga de escravizados indígenas e negros. E, na década de 1920, passa a ser liderado por mulheres, que, nele, constroem suas territorialidades.

 

A artista ao conceber a exposição “Griô!”, estabelece através das imagens narrativas de vivências que passam de geração em geração. Seu sentimento de pertencimento a esse território capta, com suas lentes, o que há de concreto nesse espaço multicultural: a natureza, os objetos, as pessoas de diferentes idades e religiosidades, a ação do homem sobre o território, suas atividades produtivas e cotidianas.

 

A exposição Griô é composta de fotografias pintadas digitalmente e, posteriormente, bordadas, um fazer artesanal, tradicional, milenar, em que se demanda tempo e muitíssimos cuidados no vai e vem das linhas, nesse caso, no papel. A artista inspira poeticamente o visitante a aguçar seu olhar interpretativo de pertencimento sobre as imagens, para que consiga compreender a vida do macacoariense, e, assim, conhecer melhor a história do Amapá.

 

Projeto Entre Artes – Com a finalidade de estimular e divulgar a produção artística visual do Amapá e de todo o Brasil, o projeto seleciona artistas locais, e de todo o território nacional, para divulgar suas produções nos eventos do Sesc Amapá. São exposições presenciais e virtuais, oficinas, palestras, workshops e mediações de debates. (www.sescamapa.com.br).

 

*******************************************************

Perdoa a mão que te apedreja
Perdoa quem não te perdoa
Perdoa a pedra que te alveja
Perdoa o preconceito e voa

Eudes Fraga/Joãozinho Gomes

*******************************************************

 

‘Viva o Rádio’

Todo sábado tem o programa ‘Viva o Rádio’, a partir das 11h, na Diário FM 90,9, abordando diversos assuntos de interesse público. A apresentação é do jornalista Luiz Melo. Bom de ouvir.

 

‘Amazônidas’

Título do livro de Rose Show que será lançado no Rio de Janeiro, dia 14 de fevereiro de 2022, às 14h, durante a Semana de Artes Moderna, na Casa dos Poetas- Petrópolis.

 

DVD

Grupo Sambarte agendou para o dia 23 de outubro o show de gravação de seu DVD, em comemoração aos 30 anos de criação do projeto.

O local escolhido foi a Casa de Samba, no Infraero I, a partir das 16h. Os sambistas Carlos Pirú, Nonato Soledade, Aureliano Neck, Adelson Preto, Taysson Tyassu, Robson do Cavaco, além de outros artistas, são as atrações. Informações: 99152-3433/99137-7988.

 

É hoje

Neste sábado (16) tem mais uma edição do Jazz na Calçada, na casa do artista e idealizador do projeto, Finéias Neluty, a partir das 17h.

Os cantores Amadeu Cavalcante e Brenda Melo são as atrações do dia. O endereço é na av: Clodóvio Coelho, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo machado – Trem.

 

Lançamento

O Centro de Cultura Negra (sede da UNA) recebe, neste sábado (16), às 19h, o lançamento dos concursos Pérola Negra e Mister Black Amapá, com a apresentação das 37 candidatas e dos 15 candidatos.

 

‘Legal e Ilegal’

Título da música do cantor e compositor paraense, Felipe Cordeiro, que faz parte do repertório amazônico e, também, cita ‘a gengibirra do marabaixo’.

 

‘Água Doce’

Título da música do paraense Silvan Galvão, gravada com a participação da cantora amapaense, Patrícia Bastos.