Paulo Silva

A voz do Brasil


Há 85 anos, o programa “A Voz do Brasil” leva a milhões de brasileiros as principais notícias do dia dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O programa de rádio mais antigo do Brasil foi criado em 1935 no governo do então presidente Getúlio Vargas. Começou com o nome de “Programa Nacional”, em 1938 passou a ser “A Hora do Brasil”, e a partir de 1946 virou “A Voz do Brasil.” Hoje, além do rádio, é transmitida em diversas plataformas.

 

 

Comando do LAB
Nomeado pela procuradora-geral de Justiça Ivana Cei, o promotor Vinícius Mendonça de Carvalho é o novo coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB) do Ministério Público do Amapá. Substitui o promotor Laércio Mendes.

 

Marcando apoio
A deputada federal Aline Gurgel vai reunir hoje, no hotel Rio Mar, os candidatos a vereador pelo partido Republicanos, antigo PRB. Será para tratar do apoio a Josiel Alcolumbre, candidato a prefeito de Macapá, a quem será entregue uma carta-proposta das mulheres do partido.

 

Combate ao crime
Governador Waldez Góes enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei criando as Coordenadorias Especiais de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, a de Operações e Recursos Especiais, e a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DR-Ciber). O projeto foi encaminhado dia 14 de julho, com pedido de apreciação em regime de urgência. Para que essas novas unidades recebam aportes de recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública é necessário que a Alap aprove a matéria até 15 de agosto.

 

Maria da Penha
Para comemorar os 14 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006), que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Justiça do Amapá fez uma live, nesta sexta-feira (7), com a temática “Os 14 anos da Lei Maria da Penha”. A transmissão foi pela Fanpage do TJAP no Facebook.

 

Novidades tecnológicas
A Polícia Federal apresentou ao Ministério Público do Amapá o projeto de integração do Sistema Nacional de Informações Criminais, com os sistemas de informação do estado. O sistema permite a emissão da folha de antecedentes criminais e a inclusão de decisões judiciais diretamente, sem a necessidade de enviar ofício ao Departamento da PF. Também é um instrumento de consulta, inclusão e alteração de informações na folha de antecedentes criminais de um indivíduo.

 

Mostrando resultados
Promotor de Justiça Afonso Guimarães, que deixou a coordenação Gaeco, do Ministério Público do Amapá, diz que o órgão fez mais de 50 procedimentos de investigação; realizou seis operações, e participou de três junto com a PF, PC e PRF. Nesse período foram investigadas 236 pessoas, com algumas investigações ainda em andamento. Foram oferecidas 11 denúncias até antes da pandemia, sendo processadas 60 pessoas. Também foram realizados 12 acordos de delação premiada, três sequestros de bens e acordos para devolução de R$2,4 milhões aos cofres públicos, dos quais mais de R$400 mil já foram devolvidos. Quem coordena o Gaeco agora é a promotora de justiça Andrea Guedes.

 

Festa virtual
A Associação Cultural Raimundo Ladislau, do Laguinho, completa 32 anos nesta sexta-feira, e vai festejar a data com muita roda de samba e marabaixo através de uma live pelo facebook, a partir das 17 horas. A associação é presidida por Joaquim Ramos, o Munjoca.

 

 

Pingado
>>> Se houver impedimento da prefeita Maria Orlanda, quem assume a prefeitura de Oiapoque é o juiz mais velho da comarca.  
>>> Com protocolos de segurança, cemitérios de Macapá serão abertos neste domingo para homenagem aos pais.
>>> Ontem, na cidade de Almeirim, no Pará, o desabamento de uma caixa d’água matou pai (Raimundo) e filha (Railane), que ficaram sob os escombros.
>>> Com muito marabaixo, Associação Cultural Raimundo Ladislau, do Laguinho, festeja seus 32 anos nesta sexta-feira, através de live pelo Facebook a partir das 17 horas.

 

 

A Frase
“A salvação do Brasil está na democracia” (jornalista Reinaldo Azevedo)