Paulo Silva

Advogados negros


Um levantamento feito pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), de 2019, apontou, por exemplo, que os negros representam 1% dos advogados de grandes escritórios. Na ocasião, a instituição avaliou, em parceria com a Aliança Jurídica pela Equidade Racial, nove bancas de São Paulo. Esse dado, se comparado com a porcentagem de negros na sociedade (aproximadamente 55%, de acordo com o IBGE), evidencia um problema: ou os escritórios contratam menos negros ou as disparidades sociais — que afetam a população negra com maior intensidade — acabam fazendo com que grande parte del es fique no meio do caminho.

 

Eleições 2020
Dos 14 prefeitos eleitos em 2016 no Amapá (outros dois foram reeleitos), dois perderam o mandato sob acusação de corrupção, casos do Dr. Victor, de Itaubal, e Jones Cavalcante, de Calçoene, que chegou a ser preso. Outros enfrentam ações na justiça sob as mais diversas acusações, mas nada que os impeça de disputar a reeleição este ano. Apenas Clécio Luís (Macapá) e Dielson (Vitória do Jari) não podem disputar terceiro mandato.

 

Obras que não andam
Em julho de 2009, recebi uma relação de 14 obras inacabadas no Amapá, com destaque para cinco em Santana, duas no Jari (uma delas a famosa ponte) e sete em Macapá, todas tocadas com recursos federais. Hoje, quase 11 anos depois, apenas uma foi concluída em Santana (restaurante popular), uma no Jari (estádio Queirogão) e uma em Macapá (aeroporto). As demais seguem do mesmo jeito e já renderam até cadeia (hospital do câncer e BR-156).

 

Comunicação de irregularidades
O Tribunal de Contas do Amapá deve analisar nos próximos dias levantamento realizado pela Assembleia Legislativa que detectou a existência de possíveis danos ao erário por meio de nomeações de servidores que não realizavam a execução de qualquer tipo de trabalho laboral no parlamento, não possuindo compro vação de tal execução por qualquer meio, seja por ponto ou outro meio de controle, entre 2012/2015. O relator é o conselheiro Reginaldo Parnow Ennes.

 

Crime ambiental
Em sentença publicada esta semana, o juiz federal Hilton Pires condenou o ex-vereador Jorge “Zeca Deabo” Abdon, e outras duas pessoas, a fazer reparação de dano ambiental na área conhecida como “Ilha do Amor”, garantindo-se a conversão da obrigação em indenização por dano patrimonial, na impossibilidade de recuperação das áreas degradadas. O processo vem tramitando desde 2017.

 

Declaração suspeita
A promotora de justiça Clarisse Lax, do Ministério Público do Amapá, determinou acompanhamento de sindicância com finalidade de apurar declaração de óbito com conteúdo “falso”, que teria sido expedida pela Politec. Também mandou oficiar à Politec, requisitando a instauração de sindicância, a fim de apurar declaração de óbito com conte& uacute;d o “falso”, encaminhado por meio do Ofício 039/2018-DML, e à Delegacia de Polícia, requisitando a instauração de inquérito policial, a fim de investigar possível crime.

 

Renda Cidadã
A partir desta segunda-feira (15), o governo do Amapá retoma a entrega dos cartões do programa Renda Cidadã Emergencial em todos os municípios, pretendendo alcançar mais de 30 mil famílias carentes. A entrega ocorre até o dia 18 em todas as unidades do SuperFácil e nas escolas estaduais. Cada cartão tem valor de R$240,00 para a aquisição de alimentos e produtos de limpeza.

 

Tribunal Marítimo
Na sessão marcada para 23 de junho, o Tribunal Marítimo, com sede no Rio de Janeiro, vai julgar acidente de navegação que envolveu a embarcação “Fidelidade”, ocorrido em 7 de agosto de 2018, em Mazagão. Uma pessoa morreu no acidente.

 

Aquisições canceladas
Alegando não ter recebido repasse de recursos (estadual ou federal), a prefeitura de Oiapoque cancelou todos os processos de aquisição de cestas básicas para atender pessoas necessitadas em isolamento social através dos benefícios eventuais do Fundo Municipal de Assistência Social.

 

Tragédia da covid-10
Até a manhã de sábado, quando esta coluna foi fechada, o Brasil tinha pelo menos 42 mil mortos pela covid-19. É como se a população dos municípios de Mazagão e Porto Grande – dados de 2019 – tivessem sumido do mapa.

 

Pingado

  • Alegando problemas com o servidor de internet, Tribunal de Contas do Amapá adiou para 17 de junho a sessão que deveria ter sido realizada dia 10.
  • Em tempos de pandemia, alimentos mais caros colocam inflação pior para os mais pobres e desempregados.
  • Ator José de Abreu indenizará Hospital Albert Einstein por dizer que instituição apoiou facada em Bolsonaro.
  • Em sessão por videoconferência do TJ/MT, por um “descuido”, o procurador Paulo Padro esqueceu o microfone ligado e acabou soltando um pum.