Paulo Silva

Aniversário do teatro


No sábado, 9 de março, completou 29 anos da inauguração do Teatro das Bacabeiras, ocorrida em 1990 com o nome inicial de Cine Teatro de Macapá. Somente no dia 2 de março de 1992 passou a ser denominado de Teatro das Bacabeiras. Tudo na gestão do então governador Annibal Barcellos. O teatro tem 705 lugares, e sua construção iniciou em 1984. Nenhuma programação marcou a data.

Julgamento marcado
O Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá vai decidir no dia 20 de março sobre a validade da eleição que apontou o vereador Ruzivan Pontes (SD) presidente da Câmara Municipal de Macapá, contestada pelo vereador Rinaldo Martins (Psol).
O desembargador João Lages, atual presidente do TJAP, é o novo relator do processo. O parecer do Ministério Público é pela anulação da eleição.

Caso Clodoaldo
A 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá, presidida pelo juiz Luiz Nazareno Borges Hausseler, marcou para 25 de março o julgamento do processo do homicídio que vitimou o agente penitenciário Clodoaldo Pantoja Brito, ocorrido no dia 11 de junho de 2012, no ramal da Ilha Mirim. Os réus são Luís Carlos da Silva Teixeira, Wagner João Oliveira Melonio e Wesley Alves da Silva. Wagner e Wesley teriam disparado 20 tiros contra Clodoaldo.
Como dois réus estão presos fora do estado, o julgamento se dará por videoconferência.

Economia festejada
O governo do Amapá anunciou economia de R$ 130 milhões reduzindo gastos com vigilância, telefonia, energia e Diário Oficial do Estado.
Afirma que a economia aconteceu entre 2015 e 2018 quando iniciaram as primeiras medidas de ajuste fiscal da máquina pública.

Trânsito mais seguro
A partir desta segunda-feira (11), a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e as polícias Rodoviária Federal e Militar promoverão curso de capacitação para todos os agentes de segurança pública do Amapá. A finalidade é capacitar os agentes para a averiguação de noções básicas de clonagem de veículos, documentos adulterados e perito de veículos furtados. A união entre os órgãos faz parte do trabalho conjun to para uma segurança mais sincronizada e capacitada.
Também participarão do curso agentes da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

Minoria
Mulheres são minoria na magistratura. Nas cortes superiores, não chegam a 20%. Na Justiça Federal, ocupam apenas 32% das vagas. E recente pesquisa revela um dado alarmante: ingresso de mulheres na carreira caiu na última década.
No Amapá, conforme pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros, mulheres ocupam apenas 11%c das vagas nos tribunais. O Tribunal de Justiça do Amapá, por exemplo, abriga apenas uma desembargadora.

Novo sindicato
A Comissão Pró-Fundação do Sindicato de Motoristas de Transporte por Aplicativo do Estado do Amapá (SINDTAPP), representada pela presidente Talícia Pimenta dos Santos, marcou para 18 de agosto a assembleia geral de fundação da entidade, na Rua Sétima, 326 – Marabaixo I.
Estão convocados trabalhadores em transporte de passageiros contratados por aplicativos que usam plataforma de compartilhamento de transporte individual que conecta motoristas e passageiros por meio de seu aplicativo em smartphones, autônomos ou contratados com vínculo empregatício.

Mais mudanças
Ruth Cléa Carmo de Souza Monteiro foi designada para exercer a função de chefe do Serviço de Planejamento e Projetos da Coordenação de Engenharia da Superintendência Regional do DNIT no Amapá. Antes disso houve troca no comando do DNIT no estado, saindo Fábio Vilarinho da superintendência.

Só esperança
Na sexta-feira, em Larajnal do Jari, o senador Davi Alcolumbre disse ao ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, que o município não tem quadros técnicos e nem recursos suficientes para honrar o compromisso de construir a ponte Laranjal-Almeirim, e que o governo federal, através do ministério, deve construir um caminho jurídico e de decisão política de receber a obra e reiniciar ainda este ano.
Ou seja, a burocracia vai continuar emperrando a retomada da obra.

Supersalários na mira
A Câmara dos Deputados deve retomar, nas próximas semanas, a discussão de um projeto de lei que combate no funcionalismo público os recebimentos acima do teto constitucional – os chamados supersalários. O PL 6726/16, que regula o teto remuneratório, já estava no final do ano passado com um relatório pronto para ser apreciado na comissão especial criada para tratar do tema, mas acanou não sendo votado.

 

Pingado

  • Comandada pelos músicos Álvaro e Carlitão, a Banda Placa completou 36 anos de criação no sábado (9/3).
  • Pessoas condenadas pela lei Maria da Penha não poderão ser nomeadas para cargos em comissão no estado do Rio de Janeiro. Taí uma moda que poderia pegar.
  • Policiais femininas desbravam caminhos e já alcançam 25% do efetivo da PM do Amapá.
  • Cerca de 800 mulheres ocupam diversas patentes dentro da corporação, e estão na metade dos cargos comissionados no atual governo.