Paulo Silva

Festa de São Tiago


É certo que a pandemia do novo coronavírus vai provocar profundas alterações na festa de São Tiago, mas até este final da semana não havia nenhuma programação definida pela prefeitura de Mazagão. A festa vai sempre de 16 a 28 de julho, na cidade de Mazagão Velho. É quase certo que a encenação de toda a saga entre mouros e cristãos será cancelada por conta da covid-19, ficando apenas a parte religiosa.

 


Twittadas

 

 

>>> Prefeito Dudão decreta lockdown no município de Mazagão, a partir da ponte do Piquiazal até o perímetro urbano do distrito de Mazagão Velho.

>>> CEA está listada entre 50 distribuidoras de energia elétrica que podem acessar recursos da Conta-covid, informa a Aneel.

>>> Promotor de Justiça Afonso Guimarães assegura que nenhum promotor ou procurador do MP no Amapá recebe salário acima do teto constitucional. E lança desafio para alguém provar o contrário.

>>> Lucas Dantas Rodrigues Guimarães e Elder Welder Carvalho Monteiro foram os presos pela Polícia Federal do Amapá na operação sobre falsificação de dinheiro no estado.


Cargo para barrar CPI
Acusada de nomear servidora para cargo inexistente, a prefeita Belize Ramos, de Pracuúba, virou alvo do Ministério Público do Amapá por improbidade administrativa. A nomeada foi Josiane Alfaia Pastana. O MP diz que a exoneração de Josiane do cargo de secretária de Obras se deu em razão de acordos políticos entre a prefeita e alguns vereadores de oposição para barrar CPI que apuraria malversação de dinheiro público pela prefeita.

 

Criação de partido
Editais da juíza Eleusa Muniz, da 2ª Zona Eleitoral, informam que estão disponíveis para consulta no Portal Consulta Pública de Processos de 1º Grau- Processo Judicial Eletrônico (PJE)- TRE/AP, 224 fichas de apoiamento à criação do partido Aliança Pelo Brasil (ALIANÇA), do presidente Jair Bolsonaro. Os eleitores listados poderão ser impugnados por qualquer interessado no prazo de cinco dias a contar da publicação do edital. Um dos eleitores é o empresário Ivan Tundelo.

 

Invasão de áreas
O Ministério Público do Amapá investiga denúncia apresentada pela Comissão Pastoral da Terra, de um conflito agrário que estaria ocorrendo no município de Laranjal do Jari, no ramal do retiro, entre cerca de 15 famílias de pequenos extrativistas de castanha e a empresa Agregue, ligada a Jari celulose, tendo está ultima licenciamento de operação concedid o pelo IMAP para manejo florestal, estando no entanto invadindo áreas de castanheiros e derrubando madeira de lei.

 

Na base do 0800
O Tribunal de Justiça do Amapá está emitindo, de forma gratuita, por meio de seu site www.tjap.jus.br, certidões criminais, cíveis e criminais, falência, dentre outras. Para isso basta acessar a aba certidão online no Portal. Após o envio da solicitação, a certidão será enviada ao requerente pelo mesmo e-mail.

 

Comunicação do MP
Ato Normativo da procuradora-geral de Justiça Ivana Cei, estabelece a política de comunicação institucional do Ministério Público do Amapá, a fim de regulamentar a comunicação social da instituição e garantir o seu alinhamento aos princípios constitucionais da Administração Pública e ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e Nacional. Contendo 28 artigos, o Ato destaca, no artigo 27, o que compete à Assessoria de Comunicação Social.

 

Nova edição do PAI
Tribunal de Justiça do Amapá regulamentou a 3ª Edição do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), com período de adesão previsto para 12 a 18 de agosto de 2020. Uma das regras diz que não poderão aderir ao PAI os magistrados e os servidores que tenham mais que um período de férias acumuladas até o ano de 2019. A adesão é voluntária.

 

Trabalho pós-pandemia
Os Tribunais Regionais do Trabalho da região Norte vão discutir os riscos psicossociais do trabalho pós-pandemia. Será durante maratona de transmissões ao vivo pela internet do Programa Trabalho Seguro. A live com os TRTs da 8ª, da 11ª e da 14ª regiões, que tem jurisdição nos estados do Amapá, Parpa, Amazonas, Roraima, Rondonia e Acre, será no dia 26 de julho, às 17 horas, horário de Brasília.

 

Mourão no Senado
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, deve explicar aos senadores o plano de combate ao desmatamento da Amazônia. Mourão coordena o Conselho Nacional da Amazônia. Ele vai explicar ao Plenário da Casa o alto índice de desmatamento e os focos de incêndio na região. A sessão virtual está marcada para terça-feira (14), às 16h.

 

 

Pingado

  • Juiz federal despachou que ação penal contra Tinale Cristina Valente deve prosseguir, ao deferir manifestação do MPF.
  • Na sessão marcada para dia 15, o TRE do Amapá vai julgar prestação de contas dos partidos PSC, PROS e PSL.
  • E o presidente Bolsonaro excluiu secretários municipais e estaduais do Conselho Nacional de Educação.
  • Avacalhou de vez. Uma marca resolveu estampar Bolsonaro em saco de coleta de cocô de cães: a “Bozobag”.