Paulo Silva

Fieap que envergonha


Esta semana a Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap) foi alvo de mais uma operação da Polícia Federal, com buscas e apreensões, e sequestros de bens e valores dos envolvidos no valor de R$400 mil. Dez sindicatos tiveram atividades suspensas, número que chega a 17 com os suspensos no ano passado, restando apenas quatro. Já são quase 10 anos de sucessivos escândalos na entidade, cujo resultado é a completa falta de participação na definição dos grandes interesses do Amapá, devido a mediocridade com que são tratados os assuntos.

 

*****************************************************

 

Os que escaparam

Depois de duas operações da PF que rasparam 17 sindicatos pilantras no âmbito da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap), restaram apenas os sindicatos presididos por: Glauco Cei (Sinduscon), José Góes de Almeida (Sindmoveis), José Carlos Bastos Ferreira (Sincongel) e Jeremias Azevedo e Silva (Seimam). A expectativa é que a partir desses sindicatos que se salvaram a Fieap possa sair da lama.

 

Inquérito arquivado

Publicado acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, que determinou o arquivamento do inquérito policial em relação ao prefeito de Macapá Clécio Luís Vilhena Vieira. Declarou-se impedido para o julgamento o juiz Jucélio Neto. Não houve constatação de indícios de crime eleitoral durante as investigações, mormente se tratar de fatos fora do período eleitoral e que não indicaram se tratar de captação de votos.

 

Sem desculpas

Agora não tem como usar a desculpa da pandemia do coronavírus para não casar. A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Amapá autorizou casamentos por meio de plataformas de videoconferência. A autorização está em provimento assinado esta semana pelo corregedor-geral de Justiça do TJAP, desembargador Carmo Antônio de Souza.

 

Ordenando bairros

Secretário municipal de Habitação e Ordenamento Urbano, Luiz Otávio de Figueiredo Campos está concluindo a proposta da nova divisão de bairros de Macapá, num total de 62 entre os já existentes e os que serão criados. Tudo com contextualização histórica. Dados do IBGE, ainda do censo de 2010, apontam Macapá com 28 bairros formais e 60 na informalidade.

 

Contas quitadas

Em processo de 2016, o TCU acolheu alegações de Nixon Kenedy Monteiro, ex-secretário da Sejusp, julgando regulares suas contas e dando plena quitação. Tem a ver com recursos repassados pelo Ministério da Defesa para a construção do Laboratório de Biologia e Metalografia da Polícia Técnico-Científica, no município de Macapá.

 

Criação de partido

Na 6ª Zona Eleitoral (Santana), 43 eleitores assinaram fichas de apoiamento à criação do partido Aliança Pelo Brasil, do presidente Jair Bolsonaro. O prazo para impugnação por qualquer interessado é de cinco dias, conforme edital assinado pela juíza eleitoral Aline Conceição Cardoso de Almeida Perez.

 

Audiência de instrução

Desembargador Gilberto Pinheiro, do TRE-AP, marcou para 30 de julho a audiência de instrução na AIJE do Ministério Público Eleitoral contra a deputada federal Leda Sadala (Avante), o prefeito Ofirney Sadala, de Santana, Jory Oeiras (deputado estadual), Elias Antônio Sadala, Camilo Augusto de Oliveira, Raimundo de Jesus Pacheco, Ricardo Pereira dos Santos Júnior, Maira Nascimento de Carvalho e Moisés Lucas dos Santos de Vasconcelos. Os investigados são acusados de terem utilizado a estrutura da prefeitura para beneficiar Leda e Jory nas eleições de 2018.

 

Vedando reajustes

Tramita no Senado um projeto de lei que veda reajustes na tarifa de energia elétrica em 2021. De acordo com o projeto, ficará vedado o reajuste tarifário para o setor elétrico até janeiro de 2022. Neste ano, o resultado do congelamento tarifário do período anterior não poderá ser repassado de uma vez aos consumidores, devendo ser escalonado ao longo dos próximos cinco anos. O autor do projeto é o senador Rogério Carvalho, de Sergipe.

 

Mais dinheiro

O Senado vai votar a medida provisória que cria um auxílio financeiro por parte da União de até R$ 16 bilhões aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, para compensar as perdas na arrecadação em razão dos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios defendem a rápida aprovação da matéria.

 

Pingado

  •  Justiça Eleitoral reconhece a data de filiação do ex-deputado estadual Pedro DaLua no PSC a contar de 27 de setembro de 2017.
  • O PSTU apresentou ao TRE do Amapá a prestação de contas de 2019.
  • Empresas OI Móvel e Porto Construções enfrentam processo administrativo sancionador no TJAP.
  • No Brasil e em Portugal, hoje é o Dia dos Avós. É o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.