Paulo Silva

Niver do velho comandante


Se ainda estivesse entre nós, o comandante Annibal Barcellos estaria completando 102 anos de idade na próxima sexta-feira, 10 de julho. Mas ele nos deixou no dia 14 de agosto de 2011, aos 93 anos de idade, sendo sepultado em Macapá. Carioca de nascimento, Annibal Barcellos foi governador nomeado do então Território Federal do Amapá, primeiro governador eleito do estado do Amapá (criado com a Constituição de 88), deputado federal constituinte, prefeito de Macapá e vereador da capital.  

 

**************************************************

Ranking de transparência
A Transparência Internacional Brasil avaliou como os portais de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais trazem informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil. O resultado é uma pontuação de 0 a 100, e os mais transparentes são os que mais se aproximam da nota máxima. Entre as capitais, Macapá, com 93,6 pontos, ficou em terceiro lugar, atrás de João Pessoa e Manaus. Já entre os estados o Amapá ficou na oitava posição, com 89,8 pontos. Trata-se do ranking da transparência no combate à covid-19.

 

Fim da intervenção
Até o final deste mês deve ser retirada pela CNI a intervenção no Sesi e no Senai do Amapá, que já vem desde 2013 em razão de escândalos provocados por antigos gestores da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap). Os escândalos e desvio de dinheiro foram tantos que a Polícia Federal prendeu ex-presidente e dirigentes sindicais.

 

Contas aprovadas
Vinte e um anos depois, o Tribunal de Contas do Amapá julgou as contas de 1999 da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), gestão de Hélio Esteves, Luiz Monteiro e Joel Banha. As contas foram julgadas como regulares com ressalvas, dando quitação imediata aos responsáveis. O relator foi o conselheiro Ricardo Soares.

 

Notificado
Através de edital, Rossini de Oliveira Vanderley, ordenador de despesas do DNIT, está notificando Sérgio Roberto Rodrigues de La-Rocque, secretário de Transportes do governo do Amapá entre fevereiro de 2011 e dezembro de 2012. É para prestar esclarecimentos em fase de averiguação de pressupostos para tomada de contas especial na execução do Convênio/DNIT-PP-054/2007, entre o DNIT e a Setrap, na qual foram atribuídos inexecução parcial do objeto conveniado.

 

Auxílio fraudado
Mais de 620 mil pessoas receberam auxílio emergencial para mitigar os efeitos econômicos da pandemia sem terem direito ao benefício. A informação está no primeiro relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as ações de combate à covid-19 nas áreas de Assistência Social, Previdência Social e Gestão Tributária. No Amapá foram 1.130 que receberam sem ter direito, sendo desembolsados R$861 mil.

 

Na pauta
Na sessão de 14 de julho, o Tribunal Marítimo julga três processos de acidentes de navegação ocorridos no Amapá nos anos de 2018 e 2019. Um envolveu as lanchas Juruti e Nani, na área de aproximação do porto Souza Mar, outro envolveu o ferry boat Leão do Marajó, nas águas do bairro Santa inês, e o terceiro, com vítima, foi com o Diamantina JM, próximo da Ilha de Santana.

 

SuperFácil reabre
A partir da segunda-feira, 13 de julho, todas as unidades do SuperFácil voltarão a atender de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O usuário deverá agendar o serviço desejado no portal do governo digital (ap.gov.br), a partir das sexta-feira (10). O cidadão poderá agendar todos os serviços que estão disponíveis na plataforma. Ao mesmo tempo, o Superfácil continuará oferecendo o atendimento online nos mesmos dias e horários.

 

Mais tempo
Atualmente, de acordo com a legislação eleitoral, a data-limite para exibição, em ano de eleição, de programas de rádio ou de televisão com apresentadores ou comentaristas candidatos é 30 de junho. Para o senador Carlos Viana (PSD-MG), essa data-limite é desproporcional e injusta, devido ao encurtamento do período eleitoral. Ele apresentou um projeto de lei no qual se determina que as exibições sejam proibidas a partir da data de solicitação do registro dessas candidaturas.

 

**************************************************

A Frase
“A cabeça humana é inferior às matemáticas divinas.”(Machado de Assis)

**************************************************

Pingado                                                                                            
>>> Programa Comunicar é Super Fácil, do Sistema SuperFácil, está de volta pela Rádio Difusora de Macapá.

>>> Prefeitura de Pracuúba vai construir campo de futebol society de grama sintética com recursos do Ministério da Defesa. Licitação está marcada para 14 de julho.

>>> Convênio de R$289 mil entre a prefeitura de Amapá e o Ministério da Defesa vai garantir implantação de iluminação no estádio Júlio Vieira. A prefeitura entra com apenas mil reais.

>>> Bolsonaro libera uso de máscara em templos religiosos, mas obriga seu uso em espaços públicos, vias públicas e transportes públicos. Só Jesus na causa.