Paulo Silva

O aperto de mãos


Dentre as várias datas comemorativas deste domingo, 21 de junho, destaca-se o Dia Internacional do Aperto de Mãos, cumprimento usado como expressão de sentimento ou para consolidar um acordo entre pessoas. O aperto de mãos é um dos cumprimentos mais antigos da história da humanidade. O primeiro registro de seu surgimento foi encontrado nos hieróglifos egípcios.

 

 

Processo suspenso
O juiz federal Jucélio Fleury suspendeu por seis meses, ou até que as partes apresentem em juízo o acordo de não persecução firmado ou não aceito, para continuidade da ação penal, o processo que envolve Tinale Cristina Valente da Silva apanhada em operação da PF sobre grilagem de terras no Amapá.

Fiança pendente
Réu na ação penal da operação Sindicus, que desmontou esquema de sindicatos fantasmas na FIEAP, Jonatas Bezerra Lisboa, alegando dificuldades financeiras para quitar duas parcelas restantes da fiança imposta pela Justiça Federal, indicou um automóvel ano 2010 como garantia, mas não atestou a propriedade do veículo. O MPF foi contra, e o juiz Jucélio Fleury deu cinco dias para Jonatas Lisboa demonstrar ser dono do carro ou juntar comprovantes acerca das duas parcelas da fiança restantes.< /span>

Mais vereadores
A partir do ano que vem a Câmara Municipal de Laranjal do Jari terá 13 vereadores. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, por unanimidade, deferiu o pedido formulado pela Câmara, a quem compete promover a alteração, cabendo ao tribunal apenas proceder a anotação. Laranjal do Jari tem hoje nove vereadores.

Orcrim da grilagem
Uma decisão do juiz federal Jucélio Fleury, não conhecendo pedido de reconsideração formulado por Pedro Henrique Krambeck, mostra como vinha funcionando – se é que parou – o escabroso esquema de grilagem de terras da União para sojeiros no Amapá. Uma verdadeira organização criminosa instalada em órgãos públicos atuando em favor de empresários do Paraná e do Centro Oeste. Tinha até pai e filho no meio.

Contas aprovadas
Publicado acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá que, por unanimidade, aprovou a prestação de contas do PSB, referente ao exercício financeiro de 2018. Declarou-se suspeito para o julgamento o desembargador Gilberto Pinheiro.

Exonerado
Apanhado na segunda fase da operação Shoyu da Polícia Federal, Gilcimar Barros Pureza foi exonerado do cargo de secretário de gabinete do deputado estadual Jesus Pontes. Exoneração é de maio, mas foi publicada agora. Foi a segunda prisão de Gilcimar, com a primeira ocorrendo na operação Senhores da Fome, quando ele presidia a OCB no Amapá.

Fique esperto
Deu na coluna Radar, da revista Veja: Vem por aí uma leva de operações de impacto, incluindo a Lava Toga nos estados. E já saiu da PGR para o comando da PF, que organiza a logística de agentes necessários ao cumprimento dos mandados. Há quem diga que nem o Amapá escapa.

Projeto do Barbalho
Um projeto de lei do senador Jader Barbalho, do Pará, concede benefícios aos profissionais autônomos do transporte de passageiros, durante a vigência do estado de calamidade pública.  De acordo com o texto, o profissional autônomo do transporte de passageiros terá direito a suspensão por 6 meses do pagamento das prestações de financiamento de veículos automotores, que utilizam para o seu trabalho.

Contas do PSL
Publicado acórdão do TRE do Amapá que julgou não prestadas as contas do PSL, exercício 2018. Mesmo após intimado, o partido não apresentou prestação de contas de sua movimentação financeira anual, sendo imposta a suspensão de cotas do Fundo Partidário até que regularize a omissão. O PSL é presidido por Guaracy Júnior. O relator foi o juiz Rogério Funfas.

 

A Frase
“A ciência, como a guerra, tem necessidades imperiosas.

“(Machado de Assis)

 

Pingado                                                                                            
>>> Página da Câmara mostra que o deputado Vinícius Gurgel segue licenciado do mandato.
>>> STF deve julgar proposta da OAB contra previsão do CPP que prevê multa de 10 a 100 salários mínimos para advogado que abandonar processo sob sua responsabilidade.
>>> Texto contra notícias falsas terá dispositivo para detectar origem.
>>> ADPF distribuída ao ministro Gilmar pede a suspensão de compartilhamento de dados da CNH entre o Serpro e a Abin.