Paulo Silva

Usina Coaracy Nunes


A Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (UHCN) completa neste domingo, dia 13, 43 anos de operação comercial. A primeira hidrelétrica da Amazônia, localizada na Vila do Paredão, município de Ferreira Gomes distante 140 km de Macapá, foi inaugurada em 13 de janeiro de 1976, pelo então presidente da República Ernesto Geisel.

Revisão eleitoral
Após constatar que na eleição do ano passado o eleitorado de Ferreira Gomes correspondia a 98% do número de seus habitantes, percentual considerado muito alto, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, no final de dezembro, revisão do eleitorado do município.
A desembargadora Sueli Pini, vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá já confirmou a revisão eleitoral em Ferreira Gomes para o período de 11 de fevereiro a 3 de março deste ano.

Planalto com Davi
Jornalistas que cobrem política em Brasília dizem que o Palácio do Planalto aposta no senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), hoje com mais chances de derrotar Renan Calheiros do que o tucano Tasso Jereissaitti na disputa pela presidência do Senado.
Alcolumbre tem como cabo eleitoral o ministro da Casa Civil, Onix Lorenzzoni. O senador amapaense inclusive emprega a mulher do ministro em seu gabinete.

Superfácil em festa
Atualmente dirigido por Luzia Grunho, o Sistema Super Fácil completou 17 anos de existência esta semana somando agora 15 unidades em praticamente todos os municípios do Amapá. Só no ano passado foram feitos 4,8 milhões de atendimentos em toda a rede Super Fácil.
Diretora Luzia Grunho rindo de orelha a orelha, e deve festejar a data na próxima sexta-feira (18).

Sem prestar contas
Mais de 90 por cento das entidades que receberam repasses financeiros da Secretária de Cultura do Amapá estão inadimplentes, ou seja, simplemente não prestaram contas da grana recebida. Revelação foi feita pelo secretário Dilson Borges, prestes a deixar o cargo.
Tem inadimplência do tempo em que o diabo era menino, embora Dilson não tenha revelado valores.

Não aceita pressão
Esta semana tentaram “vender” a cadeira de Júlio Miranda no Tribunal de Contas do Amapá (TCE), da qual ele está afastado por decisão do STJ. Disseram que Miranda estava sendo pressionado a antecipar aposentadoria e abrir vaga para indicação pela Assembleia Legislativa do Amapá, que já estaria analisando nomes. O conselheiro afastado afirma que não aceita pressão e só se aposenta quando completar 75 anos, como manda a lei. Miranda tem 72 anos.

Cadeira da Secult
Surge mais um candidato ao cargo de secretário de Cultura do estado, de onde deve sair Dilson Borges (MDB). Trata-se de Manoel Pereira, o Pereirinha, ex-presidente da Liga Independente dos Blocos (LIBA) e dirigente fundador do bloco Mancha Negra.
Pereirinha é ligado ao vice-governador Jaime Nunes (PROS).

Convite aceito
Presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), o deputado federal Roberto Góes (PDT-AP) recebeu convite da CBF para ser o chefe da delegação brasileira de futebol sub20 no sul-americano do Chile, a partir do dia 17.
Roberto, cujo mandado parlamentar encerra no final de janeiro, aceitou o convite.

Não vai julgar
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, não vai apreciar o pedido de liminar do PDT para suspender a medida provisória que extinguiu o ministério do Trabalho (MP 870).
Segundo o ministro, o caso não demonstra urgência que demande excepcional apreciação da liminar pela Presidência, responsável pelo plantão do tribunal durante o recesso e as férias dos ministros.

Contrabando
Publicada no DOU a lei que prevê punições mais duras contra roubo de cargas e contrabando.
Agora, o motorista que usar o veículo para a prática de receptação, descaminho e contrabando de mercadorias terá sua habilitação cassada ou será proibido de obter o documento pelo prazo de cinco anos.

 

Pingado

  • Seccional da OAB Amapá decidiu não reajustar o valor da anuidade para 2019. Segue em R$730, mesmo valor cobrado no ano passado.
  • Prorrogadas, inscrições para o concurso público da Agência de Fomento do Amapá seguem até terça-feira (15).
  • Ano letivo de 2019 na rede estadual de ensino começa dia 12 de fevereiro.
  • Processo da Operação Mãos Limpas, de setembro de 2010, tem um monte de audiência agendada para 25 de janeiro no Tribunal de Justiça do Amapá. Envolve deputados e ex-deputados estaduais.