Ponto e Vírgula

Ex Tunc


Operação Ex Tunc cumpriu 150 mandados de prisão, busca e apreensão no Amapá. Segundo a PF e MPF, advogado comandava esquema que pagou de forma criminosa R$ 12,5 milhões em auxílio-reclusão.

Confronto
Três bandidos morreram em confronto com o Bope na terça-feira (28) após um assalto em Porto Grande. Criminosos resolveram confrontar policiais na BR-210.

Gastronomia
14º Festival Brasil Sabor vai apresentar a gastronomia de todas as regiões do Brasil. Pratos poderão ser degustados a R$ 12. Evento ocorre entre 31 de maio e 2 de junho.

Peneiras
Jovens amapaenses participarão de seletiva de clube goiano. Peneira acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto no Estádio Zerão; inscrições serão em junho.

Indígenas
Governo entrega cheques para construção de casas indígenas no Museu Sacaca. Nos espaços, os visitantes poderão conhecer a história das nove etnias do Amapá.

Selo
4º Ciclo para obtenção do Selo Unicef aborda violência contra menores. Amapá é um dos poucos em que todos os municípios se mostraram dispostos a melhorar os indicadores voltados à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Judicialização
Lista padronizada de materiais e procedimentos vai reduzir judicialização da saúde no AP. Comissão trabalha na elaboração da lista desde o ano passado, discutindo diretamente com os profissionais a necessidade de cada uma das especialidades no Amapá.

Vistoria
Veículos pesados que transportam cargas sólidas são vistoriados pelo Ipem/AP. Dos 40 veículos vistoriados, oito apresentaram irregularidades durante a fiscalização. Ipem/AP vai intensificar as ações nas principais rodovias do Estado.

 

Rapidinhas

As famílias que foram atingidas pela elevação das águas dos rios em Laranjal e Vitória do Jari estão recebendo assistência do governo do Estado desde o último fim de semana quando chegou a ajuda humanitária articulada pela Sims em caráter de urgência.

Segundo o levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), pelo menos 270 famílias já foram atendidas e estão sendo assistidas pelo Estado.

A distribuição é feita pelo Corpo de Bombeiros, através Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil Estadual (Cedec).

De acordo com o subcomandante da corporação, coronel Janary Picanço, os trabalhos estão sendo concentrados nas regiões rurais dos dois municípios, que foram mais atingidas pela elevação do nível dos rios.