Ponto e Vírgula

Hora certa


Prefeito Clécio Luis (REDE) fez balanço dos 150 dias de pandemia na capital. No programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), Clécio afirmou que se as medidas tomadas no início da pandemia
não tivessem sido adotadas o número de mortos pela doença, hoje, poderia ser de 5 mil.

 

Farinha

Após garantir mecanização de casas de farinha em Pedra Branca, prefeitura destinou geradores próprios de energia para os espaços. Assim, trabalho fica mais célere e produção está garantida.

 

Violência

Delegada Sandra Dantas, titular da DECCM, afirma que casos de violência doméstica ‘explodiram’ durante a pandemia. Ela chama atenção para aumento dos casos de feminicídio e tentativa de feminicídio.

 

Crime

Casos de violência doméstica também apresentam escalada no interior do Amapá. Em Porto Grande um homem foi preso após desferir duas facadadas na companheira. Detalhe: na frente dos filhos pequenos do casal.

 

UBS

UBS Rubim Aronovitch, no bairro Santa Inês, fechou as portas nesta quarta-feira (13) para reforma. Atendimentos de urgência e emergência da unidade passarão a funcionar no prédio da UBS do Perpétuo Socorro.

 

Pacto

Pacto pela agenda ambiental se tornou tema de debate entre governadores da Amazônia Legal e setor empresarial. Governador Waldez defendeu a integração entre governos, empreendedores, organizações sociais e investidores.

 

Na conta


Governo do Amapá anunciou antecipação do pagamento do Renda Para Viver Melhor. Benefício estará disponível durante expediente bancário desta sexta-feira (14). Atualmente 4,2 mil famílias estão cadastradas no programa de transferência de renda.

 

 

Rapidinha

■ ORIENTAÇÃO – Seed está orientando servidores da Educação que pretendem concorrer ao pleito eleitoral de 2020. Prazo para desincompatibilização se encerra nesta sexta-feira, 14. Servidor deve estar ciente das documentações exigidas.

■ FUNDEB – Secretários de Educação discutiram, virtualmente, aprovação do Fundeb com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre. Encontro foi articulado pela secretária Goreth Sousa (Seed). Votação da PEC do Novo Fundeb, no Senado, deve ocorrer ainda em agosto.

■ REPRESSIVO – Município de Macapá e UApós um longo trabalho educativo e de orientação sobre decretos municipais de enfrentamento à Covid-19, prefeitura de Macapá iniciou nova fase de fiscalização em bares, boates e similares. Agora, com aplicação de multa para quem descumprir as regras.

■ TESTAGEM – Pacientes tratados da Covid-19 não precisam repetir testagem durante três meses. É o que afirma a coordenadora de combate à Covid-19, em Macapá, Silvana Vedovelli. Recomendação foi dada na última sexta-feira (07), pela Anvisa. ■