Ponto e Vírgula

Verão


Abertura oficial do Macapá Verão ocorre neste domingo (07) terá o balneário da Fazendinha como principal palco de shows. Wanderley Andrade será a grande atração na abertura do evento.

Alerta
Falando em balneários, Corpo de Bombeiros reforçou presença de guarda-vidas nessas áreas para evitar afogamentos. Agora, claro, população precisa tomar cuidados, principalmente, com crianças.

Corrida do Fogo
44ª Corrida do Fogo, a ‘Corrida dos Heróis’, acontece neste domingo (07), com largada às 5h45 do complexo Araxá. Serão 10 km de pura adrenalina.

Água
Imap liberou quatro balneários com qualidade da água aprovada para banhistas. A fiscalização está sendo realizada de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente

Jovens
Amapá Jovem chama inscritos para entrega de documentos e habilitação ao programa. Entrega será de 8 a 31 de julho em todos os municípios nos locais indicados pela Sejuv.

AP-010
Trecho da AP-010 passa por manutenção para a Festa de São Tiago. Secretaria de Transportes prevê aumento de fluxo de veículos nesse perímetro durante a festa que acontece todos os anos em Mazagão.

Segurança
Brasil e França discutem cooperação militar para solução de crimes transnacionais. Durante a reunião da Comissão Mista Transfronteiriça, foram levantados os temas relacionados a cooperação militar, policial e aduaneira para combate ao crime.

Emergência
Atendimentos de saúde serão reforçados em UBS’s próximas aos balneários. Os casos mais graves, como traumas, continuam sendo encaminhados ao Hospital de Emergências.

Fraude
Juíza Alaíde Maria de Paula decreta indisponibilidade de bens do ex-deputado estadual Charles Marques . Ele é acusado de usar dinheiro da Alap para pagar locações de imóveis que nunca ocorreram.

Grilagem
MPF denunciou servidores do Incra e empresários do sul e centro-oeste envolvidos em grilagem de terras no Amapá. Organização criminosa foi desarticulada após as investigações que resultaram na Operação Terras Caídas.

 

Rapidinhas

No eixo agricultura, levantado no segundo dia da XI Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), em Macapá, a comitiva brasileira apresentou os avanços alcançados na erradicação da mosca da carambola, e propôs à França implementar modelo semelhante, buscando acabar com a praga na fronteira do Oiapoque.

Na ocasião, técnicos da Superintendência Federal de Agricultura no Amapá (SFA) apresentaram o trabalho desenvolvido no estado envolvendo o controle da mosca, através da coleta de frutos e de pulverização de iscas tóxicas, e da técnica de aniquilamento de machos, além de armadilhas (3 mil em todo o Amapá) .

O superintendente falou que apesar do bom resultado apresentado, o município de Oiapoque, que faz fronteira com a Guiana Francesa, é o local que apresenta maior captura de mosca, com aproximadamente 31%.

O órgão atribui o dado à falta de atuação na fronteira, mais precisamente, no lado francês.