Ziulana Melo

Social


Toda a beleza de Jade Davis 

 

Toda a simpatia da jovem e bonita cerimonialista Wanessa Coutinho 

 

A alegria contagiante do jovem casal Welindra e Ducinaldo. Felicidades mil! 

 

 

Calendário Eleitoral

Em sessão na sexta-feira (20), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá aprovou as datas do novo calendário eleitoral para as eleições em Macapá, remarcadas para 6 de dezembro e, em caso de 2º turno, em 20 de dezembro.

Foi definido que não haverá prorrogação na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para o 1º turno. Ela acontecerá apenas se houver o segundo turno, no prazo de 11 a 18 de dezembro, o último prazo também será o limite para a realização de debates entre candidatos.

 

 

Novas Datas

O calendário também estabeleceu que, para o 1º turno, eventos públicos de campanha podem acontecer até 3 de dezembro e propaganda com uso de carros de som pode ocorrer até a véspera da votação.

Ações de campanha que gerem aglomerações como carreatas, comícios e bandeiradas estão suspensas por determinação de decretos do governo estadual em função de medidas de prevenção à Covid-19.

 

 

Flagrante

E com o novo calendário eleitoral, a partir deste sábado (21), nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. A partir de 1º de dezembro, a mesma medida se estende para qualquer eleitor.

 

 

Inscrição prorrogada

A Secult prorrogou o prazo para a inscrição de três editais voltados para os artistas e produtores culturais amapaenses, por conta da crise energética que se instalou no estado desde o dia 3 de novembro. São os editais ‘Carlos Lima – Seu Portuga’, ‘Fábio Mont’Alverne – Rato Batera’ e o edital voltado para a Semana da Consciência Negra Virtual, que tiveram todos os prazos de inscrição prorrogados para este domingo, 22 de novembro.

Vale ressaltar que os editais nomeados são uma homenagem aos ícones da arte estadual (música e teatro) que foram vítimas da Covid-19 em 2020.

 

 

Energia

Governador Waldez Góes, esteve nesta sexta-feira (20) acompanhando o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e sua comitiva em visita às subestações do Santa Rita e Santana, onde estão sendo montadas as usinas termoelétricas que devem começar a fornecer energia progressivamente até atingir a carga normal de consumo para o Amapá.

As duas usinas de responsabilidade da Eletronorte, produzirão cerca de 45 megawatts (25 megawatts para a subestação de Santana e outros 20 megawatts para a de Santa Rita).

 

Governador Waldez e ministro Bento Albuquerque na subestação do Santa Rita 

 

 

GIRO

Aulas em 2021 – Em novo decreto governamental sobre a retomada gradual das aulas presenciais em escolas do estado. O documento, válido para as redes pública e particular, confirma o retorno somente no ano letivo de 2021.
Por meio de rede social, Waldez Góes disse o plano completo para a retomada será apresentado na segunda-feira (23). De acordo com o gestor estadual, a medida segue as orientações de técnicos para que seja evitada a proliferação do novo coronavírus. As aulas foram suspensas em 18 de março.

 

Planejamento – O decreto ainda estabelece que as escolas particulares e cursinhos preparatórios podem ter atividades presenciais para planejamento do ano letivo do próximo ano, desde que sigam os cuidados de prevenção em meio à pandemia.
Também foram autorizados em 2020 os atendimentos pedagógicos e socioemocionais de forma presencial em escolas públicas e particulares. Porém, devem ocorrer por meio de agendamento e seguindo os protocolos de segurança para Covid-19.

 

Em close especial, a empresária amapaense de sucesso Alice Caxias 

 

 

FRASE

O cofre do banco contém apenas dinheiro; frusta-se quem pensar que lá encontrará riqueza.

Carlos Drumond de Andrade / Escritor