Ziulana Melo

Social


Linda e alegre Alice Pimentel, na espera ansiosa pelo filho Guilherme.

 

Toda a beleza e simpatia do jovem casal Aline Oliveira e o marido Fabiano Gonzalez aproveitando dias de descando em Floripa. 

 

Palmas para a bela empresária Thaís Monteiro, que comemorou idade nova neste sábado, 16. Felicidades mil!

 

 

Prorrogação

Macapá teve prorrogado mais uma vez o decreto com restrições para atividades econômicas e sociais para prevenção da Covid-19.

Não foram incluídas novas determinações em relação às regras que valiam desde o dia 7, elas apenas foram renovadas por mais 15 dias a partir deste sábado (16). O decreto vale até o dia 30 de janeiro.

 

Baladinhas

Enquanto isso, bares mudam as modalidades de atendimento para restaurantes, mas alguns, segundo denúncias, estão promovendo festas, e pior, sem qualquer cuidado com as regras sanitárias.

Sem fiscalização, as baladas devem continuar e com muita aglomeração.

 

Novo Decreto

As medidas de ambos os Executivos acontecem mesmo após a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) anunciar que o Amapá entrou na 2ª onda da pandemia, e ainda a Justiça recomendar a adoção de “lockdown” no estado.

O novo decreto de restrições foi anunciado pela prefeitura na noite de sexta-feira, 15.

 

Medidas restritivas

Promotora de Justiça Fábia Nilci, em reunião virtual do Comitê Estadual de Saúde, na sexta, 15, defendeu a adoção imediata de medidas restritivas, visando diminuir a circulação de pessoas e, com isso, reduzir a proliferação do novo coronavírus no Estado.

Nilci questionou, ainda, os números de ocupação de leitos apresentados pela SESA, e constatou que – atualmente – 100% dos leitos de UTI já estão ocupados.

 

 

Pedromar Valadares, que coordena o Comitê Médico de Combate à Covid no estado, alertou em programa de rádio, que a dura realidade vivenciada no Amazonas não está distante de chegar ao Amapá. Projeções mais pessimistas dão conta de que em seis semanas o caos pode se instalar no estado. 

 

 

Giro

 

Promotora Fábia Nilci questionou números de ocupação de leitos apresentados pela SESA, e reforça a necessidade de novas medidas para diminuir circulação de pessoas. 

 

Pesquisa – O Ministério do Turismo vai ouvir os consumidores brasileiros para avaliar a retomada de viagens no país.

A Pasta já iniciou a Pesquisa de Sondagem ao Consumidor que tem o objetivo de conhecer e analisar a opinião do público quanto à expectativa de realizar viagens a lazer nos próximos meses e à percepção de segurança dos viajantes em um cenário de pandemia.

Os resultados devem ser divulgados a partir de março deste ano.

 

Enem – Justiça Federal no Amapá indeferiu pedido de tutela de urgência para adiar a aplicação das provas do Enem no estado, sem prejuízo de nova análise após novas informações e dando vista ao Ministério Público Federal. As provas vão ocorrer neste domingo, 17, e 24 de janeiro.

A decisão foi tomada no julgamento do mandado de segurança em ação popular, protocolada na sexta, 15, assinada pelo advogado Ruben Bemerguy.