Ziulana Melo

Social


Em close e belíssima, na festa de sua formatura em Serviço Social, vereadora Maraína Martins. 

 

 

Cantores e compositores Finéias Nelluty e Amadeu Cavalcante, juntinhos no palco, em um dos shows da abertura do Festival Bar em Bar, no Mercado Municipal, na noite da última quinta, 11. 

 

 

De níver, a bonita Alinne Brito. Parabéns! 

 

 

Fenearte

Sete artesãos amapaenses foram selecionados, por meio de edital, para participarem da 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte 2021, que ocorrerá de 10 a 19 de dezembro, em Olinda (PE). Os trabalhadores atuam na produção de peças em argila, madeira, semente, fibra, escama, fio, tecido e com a técnica de reutilização.

A Fenearte é considerada a maior feira do segmento na América Latina. Este ano, o governo do Estado fará o transporte das peças artesanais e o retorno do material que não for comercializado. .

 

Cuidados paliativos

O Amapá é o 1º estado da região norte a receber o Projeto de Cuidados Paliativos desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde. O suporte se refere à assistência oferecida aos pacientes e familiares diante de uma doença grave.

O projeto tem o objetivo de utilizar o conhecimento e expertise de instituições de saúde privadas consideradas de excelência para contribuir com o fortalecimento do SUS. O Sírio-Libanês vai reforçar a qualificação das esquipes de assistência para o suporte aos pacientes e familiares.

 

Lançamento

Foi concedido na quinta, 11, pelo governador Waldez, o Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo para a multinacional Sambazon, que atua no estado com o processamento de açaí orgânico. Com a desoneração de 75% na base de cálculos do Imposto sobre ICMS, prevista em Decreto Estadual, a empresa conseguiu adquirir um novo maquinário.

O incentivo fiscal possibilitou à empresa a importação de uma nova tecnologia que vai atuar na fabricação direta dos produtos exportados. O que antes era realizado apenas nos Estado Unidos, agora é possível no Amapá.

 

Reunião da PGJ Ivana Cei com promotor de justiça Marcelo Moreira, professora Daniela e representantes do Instituto Leva Ciência no Amapá, selou a parceria para encontros internacionais, resultado do reconhecimento do trabalho da instituição na área científica no Brasil e outras nações, que estão apoiando as iniciativas.
Eventos de porte internacional serão realizados em Macapá a partir de 27 de novembro para incentivar a iniciação à Ciência. 

 

Giro

 

Linda e angelical Helena em dia de muitas comemorações, pela passagem de seus 15 anos. Parabéns emuitas felicidades! 

 

Feira Quilombola – Farinha, alface, mel, pimenta, jerimum, galinha caipira, ingá, andiroba, cheiro-verde, açaí, cachaça de jambú, gengibirra, tucupi, óleos e plantas medicinais, banana, abacaxi, artesanato em geral, louças de barro e literatura afro serão alguns dos itens comercializados na ‘2ª Feira Quilombola Cadeia Produtiva e geração de renda criativa’.

O evento acontece neste sábado, 13, a partir das 9h, no Centro de Cultura Negra do Amapá.

 

Imunização – Dois estados brasileiros têm 90% de sua população adulta completamente imunizada contra a Covid-19. Mato Grosso do Sul atingiu 90,12%, e São Paulo, que foi o primeiro a atingir o marco na última semana, está em 92,72% do esquema completo nos adultos.

Mesmo diante desse cenário, quase todos os estados têm 90% dos adultos com pelo menos a primeira dose da vacina, tendo como exceção apenas Roraima (75,43%) e Amapá (82,47%).