Ziulana Melo

Social


Teletrabalho – Seguindo com o objetivo de prevenir o contágio pelo novo coronavírus, a proliferação da Covid-19 e a preservação da saúde de todos, a Procuradoria-Geral de Justiça do MP/AP instituiu no sábado (1) um ato normativo prorrogando até o dia 16 de agosto de 2020 prazos excepcionais de atendimento ao público e de regime extraordinário de trabalho, no âmbito da instituição, ressalvada a autonomia e independência de cada unidade e os casos de urgência e emergência.No ato, assinado pela procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, foram considerados o Decreto Estadual nº 2.417, de sexta (31), que mantém a suspensão das atividades presenciais no âmbito estadual até o dia 16 de agosto de 2020, bem como a manifestação do Tjap, postergando o retorno gradual das atividades presenciais do órgão para o dia 17 de agosto de 2020.

 

 

Festa. Troca de idade dupla nesta segunda (3), no Sebrae. Teve festa surpresa para o diretor-superintendente,
Waldeir Ribeiro e o diretor de administração e finanças,
Marcell Houat. Felicidades!

 

 

Em Destaque. Após pequeno período afastada por ter sido infectada pelo novo coronavírus, jornalista e radialista Ana Girlene, já recuperada, volta a comandar programa radiofônico Café com Notícia nas tardes da Diário FM, de segunda à sexta, sempre a partir das 17h30.Em entrevista ao jornalista Luiz Melo, na manhã desta segunda, 3, ela descartou a possibilidade no pleito eleitoral de 2020 e disse que atuará apenas na cobertura jornalística, como nos anos anteriores.

 

 

Clic. A coluna envia felicitações à simpática Renata Gato Garcia, que comemorou aniversário no sábado, 1º, na companhia do maridão, advogado Fábio Garcia, a filhota e família. Parabéns!

 

 

Close. Em clic especial, a linda e sorridente Alice Dantas que hoje festeja seus 15 anos. Comemora na intimidade da família. Parabéns!

 

 

Niver. Felicitações especiais desta colunista à jovem Deuseni Oliveira, que inaugurou idade nova no último sábado. Parabéns!

 

 

Giro

“Maracá – Emergência Indígena”

Com objetivo de estimular a solidariedade nacional e internacional em atenção às consequências da disseminação da Covid-19 entre povos indígenas brasileiros, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) promove no domingo (9) a live “Maracá – Emergência Indígena”.
O evento acontece no dia internacional dos povos indígenas e integra os esforços coletivos de enfrentamento da pandemia. O maracá é um símbolo marcante dos povos indígenas e está presente em rituais, sejam de luta, sejam de celebração.

 

Em 5º lugar.

O Amapá foi avaliado como “ótimo” em um ranking da organização Transparência Internacional.
O levamentamento classifica o Estado como um dos cinco do Brasil com maior transparência nas contratações públicas durante a pandemia de covid-19. No levantamento, que ranqueou estados, municípios e o próprio governo federal, o Amapá aparece em 5º, à frente de 20 estados e do Distrito Federal.

 

Retorno das escolas.

Com o início do segundo semestre, a volta às aulas torna-se o centro da discussão da pandemia no Brasil e no mundo. A ciência tem dito que é possível retornar, desde que com segurança. Isso porque estudos preliminares mostram que as crianças se infectam menos e transmitem menos a doença.
Os educadores enumeram as perdas: prejuízos à aprendizagem, à convivência social e até o risco de danos graves à saúde mental e à nutrição dos alunos.
Mas incertezas quanto ao enfrentamento da pandemia, à dificuldade de crianças cumprirem regras sanitárias e o número de infectados fazem pais e professores se sentirem inseguros na hora de decidir.

 

Menos chuvas.

Os amapaenses devem aguardar diminuição das chuvas e aumento da temperatura para o mês de agosto. Pelo menos é o que aponta o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa).
A estimativa é de até 100 milímetros de precipitações durante o mês em todo o estado, porém, deve chover de 50 a 60% disso.