Ziulana Melo

Social


Destaque – No inicio da semana, a Prefeitura de Macapá reabriu o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) da zona norte, mas em novo endereço. O centro, que antes funcionava no residencial Mestre Oscar, agora atende na rua Odilardo Silva, no Laguinho. O espaço de acolhimento oferece atendimentos psicológico, social e jurídico à mulher em situação de violência e vulnerabilidade social. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher intensifica campanha de conscientização de Violência contra a mulher durante o ano inteiro, disponibilizando canais de acesso para melhor atender as vítimas.

 

 

Niver – A linda Marina Albuquerque Cantuária, quando festejava, na companhia da família, seus 13 anos de idade. Parabéns da colunista.

 

Close – Em clic pra lá de especial, a queridíssima Nilma Melo, toda trabalhada na chiqueza.

 

Clic – Parabéns, saúde e muita paz ao querido jornalista Evandro Luiz, ex-TV Amapá, que festeja idade nova. Felicidades, amigo.

 

Flash. Toda a felicidade de Gabrielle, quando festejava seus 15 anos de idade. Beijos, querida!

 

 

Workshop
A Escola Judicial do Amapá (EJAP) realiza nesta sexta (07), às 16h, workshop para o lançamento do “Programa de Capacitação para Gestores de Unidades Judiciárias”, por videoconferência através da plataforma Zoom Meetings, que busca capacitar gestores de gabinetes para um melhor desempenho de sua unidade judiciária em termos de gestão e satisfação dos servidores, refletindo na prestação de serviço de qualidade à sociedade. A proposta do workshop é proporcionar experiência que sintetize o objetivo da capacitação, mostrando caminhos a serem percorridos durante o curso que será dividido em três módulos. Para inscrição e certificação o candidato deverá preencher  formulário no endereço: (https://bit.ly/InscricaoEJAP)

 

App
O aplicativo do MS, em parceria com o Google e a Apple, vai alertar, pelo celular, sobre pessoas que testaram positivo para Covid-19 e estiveram próximas ao usuário nos últimos 14 dias, num prazo de 24 horas. O app reconhece contatos próximos a uma distância de 1,5 a 2 metros e por um tempo mínimo de cinco minutos entre smartphones que possuam o aplicativo instalado. Para receber notificações de contato próximo com usuários positivos para Covid-19, é necessário que o usuário tenha o aplicativo e habilite a função de notificação de exposição no aparelho. O app funciona apenas com outras pessoas com o aplicativo oficial instalado.
Vamos aguardar a novidade!

 

Ballet, EJA e Teatro
Iniciou na última sexta (31)retomada das inscrições para o Programa de Comprometimento e Gratuidade – PCG, do Sesc Amapá. Vagas são destinadas prioritariamente aos Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus Dependentes. Interessados devem possuir renda familiar bruta de até 3 salários mínimos e estar matriculado ou ser egresso da educação básica da rede pública, ou da Escola Sesc. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet através do preenchimento do formulário de inscrição no site da instituição.

 

Macapá Verão Online
A Fumcult divulgou a lista de habilitados para o credenciamento de atividades artísticas e culturais para o Macapá Verão Online, que pode ser acessada pelo link: https://fumcult.macapa.ap.gov.br/editais/edital-de-chamada-publica-no-02-2020-fumcult-pmm/. Foram 111 atrações artísticas selecionadas, entre elas companhias, grupos, bandas e coletivos, que irão compor a grade de programação do Macapá Verão 2020. Os projetos passaram por análise técnica, realizada por uma Comissão de Seleção de 6 curadores, que usaram critérios como excelência do conteúdo artístico, trajetória profissional comprovada, criatividade e inventividade, interação artística da atração com a diversidade cultural do Amapá.

 

Novo teste
Cientistas brasileiros pesquisam um método de exame que usa inteligência artificial para detectar a Covid-19 em apenas 20 minutos. O teste é de baixo custo e capaz de reconhecer o padrão de moléculas característico do vírus em amostras de plasma sanguíneo de pacientes.
O teste deve custar cerca de R$ 40 por amostra, metade do preço de custo RT-PCR, método considerado padrão-ouro para diagnóstico da Covid-19. O projeto contou com a participação de mais de 700 pessoas, sendo que 369 pacientes tinham o diagnóstico da Covid-19. Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o estudo, que ainda não foi publicado, conta com com pesquisadores da Unicamp, USP e colaboradores do Amazonas. Ele também será capaz de apontar os indivíduos com maior risco de desenvolver manifestações graves, como insuficiência respiratória grave.