Cidades

Projeto de comunicação digital quer educar por meio das redes sociais

Pesquisador amapaense vai ao rádio e dá detalhes sobre iniciativa apoiada pelo Facebook para garantir uso saudável das redes sociais no ambiente escolar.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O jornalista Geosean Reis, embaixador do projeto Cidadão Digital, foi ao rádio nesta terça-feira (15) dar mais detalhes essa iniciativa que lida com problemáticas muito presentes e atuais, na educação pública, discutindo o mau uso da internet nas redes sociais. Ele esteve no programa Café com Notícia, na rádio Diário FM (90,9).

 

Segundo o pesquisador, essa iniciativa é de educação para a cidadania digital.

 

“Nós temos esses eixos, dentro deles nós trabalhamos com atividades que levam a educação e conscientização sobre a importância de os adolescentes utilizarem a internet de um jeito melhor, mais sadio”, pondera.

 

Entre alguns conceitos de cidadania digital, ele reputa como principal a manutenção de um ambiente saudável dentro nas redes sociais, conduzido com responsabilidade e onde todos possam usufruir do espaço, algo cada vez mais entrelaçado com o que as pessoas vivem na vida real.

 

Sua jornada para integrar o projeto teve início em março deste ano, num projeto com o aval da plataforma Facebook, que inclusive contou com todo um trabalho de capacitação e formação dos embaixadores regionais.

 

“Após a entrega de um plano de trabalho cada um de nós que hoje está captando escolas a participarem, num ciclo em que a capacitação nunca para, para desenvolvermos esse projeto da melhor forma possível”, completa.

 

Entre os cinco eixos de atuação, o projeto foi pensado para uma realidade anterior à pandemia, o que levou a uma mudança de curso do projeto, adaptando-o a uma realidade remota que leve à manutenção do interesse dos alunos, sem arredar do mote da segurança digital, prevenção da violência online, relacionamento saudável na rede, autocuidado e saúde emocional, como também a educação midiática.

 

O objetivo é alcançar 30 mil estudantes no Amapá e, mais que isso, formar agentes multiplicadores sobre a educação midiática.


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