Última Hora

Amapá sai na frente em mobilização nacional pela cultura

Para o Conselho Nacional de Políticas Culturais.


O setor cultural do Amapá é destaque no Brasil pela maciça participação que tem tido nos procedimentos que desembocarão na escolha da nova composição do Conselho Nacional de Políticas Culturais. O setor cultural do Amapá é destaque no Brasil pela maciça participação que tem tido nos procedimentos que desembocarão na escolha da nova composição do Conselho Nacional de Políticas Culturais. O reconhecimento é citado com louvor pelas articulações feitas pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, José Porfírio Popó; secretarias municipais de cultura de todo o estado, Secretaria Estadual de Cultura e as setoriais do segmento.

A importância amapaense, nesta mobilização nacional da cultura é atestada em matéria publicada ontem no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gob.br/votacultura) com o título “Amapá tem a maior mobilização presencial e digital do país para a renovação do CNPC”.

A matéria do Ministério da Cultura diz o seguinte:

O estado do Amapá, com aproximadamente 700 mil habitantes, inscreveu 8.807 participantes na plataforma digital do processo eleitoral para o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

No encontro estadual, realizado no dia 17 de setembro, no museu Sacaca, o estado teve a participação de 1.131 pessoas, em um esforço conjunto de mobilização do Conselho Estadual de Cultura e das Secretarias Municipais de Cultura. Segundo o Sr. João Porfírio Freitas Cardoso (Popó), presidente do Conselho Estadual, “essa mobilização só foi possível graças ao comprometimento dos Conselheiros Estaduais de Cultura e interesse de todos que compõem as setoriais. Colaboradores e representantes culturais que como uma corrente conseguiram pensar e agir juntos, demonstrando que com empenho se consegue bons resultados.”

Além do encontro em Macapá, o estado promoveu, no dia 25 de setembro, um encontro descentralizado no município de Santana (AP). O resultado da mobilização nos dois encontros gerou 41 vagas para delegados do Amapá participarem dos Fóruns Nacionais Setoriais que serão realizados em novembro, quando serão eleitos os novos representantes dos colegiados setoriais do CNPC.


Deixe seu comentário


Publicidade